Skip to main content

Capa de abril da Revista Globo Rural (Foto: Globo Rural)

 

A edição de abril da Revista Globo Rural, que está chegando às bancas e já disponível no app Globo+, destaca a agricultura digital e como as tecnologias ajudam os produtores a cortar custos e aumentar a produtividade nas fazendas.

Na reportagem de capa, você vai conhecer a Fazenda hi-tech que usa tecnologia em todos os cantos e nesta safra pretende economizar quase R$ 5 milhões somente com a aplicação de defensivos. A propriedade tem uma frota de máquinas conectadas, além de drones, estações meteorológicas, sensores de solo e um sistema próprio de rastreabilidade da produção de grãos e de algodão. A fazenda adere tanta tecnologia que criou um programa de relacionamento com startups do agro, e também promove desafios de inovação, para resolver gargalos ainda presentes no campo.

Em uma entrevista exclusiva à Globo Rural, o pesquisador Steve Sonka, professor emérito da Faculdade de Illinois (EUA), fala sobre os desafios e oportunidades do uso de big data no setor. O "senhor big data" é criador do primeiro programa de computador dedicado ao uso nas fazendas.

No Campo Aberto, embarcamos para a exposição Zona Rural, o futuro, no Museu Guggenheim, em Nova York. A exibição na Quinta Avenida detalha os desafios de quem vive no campo e mostra que o futuro da vida está na zona rural.

A edição de abril traz ainda um perfil de ''Eliseu Alves: A lenda da Embrapa''. Mostramos a trajetória pessoal e profissional deste pesquisador quase centenário da pesquisa agropecuária brasileira e que segue na ativa, batendo cartão diariamente, na sede da estatal em Brasília.

Em Leilões & Criação, você vai saber sobre o projeto da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) que facilita o acesso à tecnologia de aceleração do processo de aprimoramento do gado por meio da avaliação genômica, assim como as vantagens de sua implantação.

O lúpulo, a matéria-prima das cervejarias, é o destaque do caderno Produtos e Mercados. Nossa reportagem foi até a Patagônia argentina conferir a colheita da "flor da cerveja", uma plantação que exala o aroma da bebida.

Em Vida na Fazenda, você vai aprender a plantar a cereja-do-rio-grande, fruta nativa da América do Sul pronta para consumo in natura e ótima pedida no preparo de sucos, licores, geleias e compotas. Além disso, você aprenderá o passo a passo da produção de adubo natural, feito através da criação de minhocas.

A revista ainda reserva espaço para falar sobre o “Tesouro do Cerrado’’, na seção O Agro É Delas. Liderados por Roseveth Marques Martins, coletores de sementes nativas de Diamantino (MT) estão ajudando na recuperação das florestas. 

Clima, tendências, análise das cotações de milho, soja e leite, mapa de safras, perspectivas de colheita para produtos variados também estão na edição de abril da Globo Rural.
Source: Rural

Leave a Reply