Skip to main content

O Brasil é o 4º maior produtor de tilápia do mundo, segundo a Peixe BR (Foto: Getty Images)

 

A Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) informou neste sábado (4/4) que onze plantas em nove estados estão habilitadas para exportação de tilápia para a China. O peixe de cultivo e seus subprodutos já têm ganhado espaço no mercado, registrando aumento de 19% nas vendas externas em 2019 em relação ao ano anterior.

“Com a habilitação, temos a oportunidade real de enviar nossos produtos para um grande mercado consumidor, que tem sido o principal destino das exportações brasileiras. Trabalhamos constantemente para melhorar os nossos processos, eliminando possibilidades de falha ou irregularidade de fornecimento”, avalia Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.

saiba mais

Coronavírus: Queda de 90% no consumo de roupas reduz compras de algodão e preocupa setor

Coronavírus reduz procura por banana e preço no atacado cai 12% em uma semana

 

O Brasil é o 4º maior produtor de tilápia do mundo e a produção de peixes de cultivo avançou 4,9%, chegando 758.006 toneladas no ano passado. Em termos de valor em dólar, os filés são os principais produtos de tilápia exportados, chegando a 57% do total. Já em toneladas, os subprodutos, como peles, escamas, óleos e farinhas, têm maior peso, representando 80% do volume em toneladas.

As empresas habilitadas para exportação de tilápia para a China são Copacol (PR), Netuno (BA), Trutas NR (MG), Vitalmar (SC), Global Food (SP), C.Vale (PR), Zaltana (RO), Frigopesca (MT), Lakes Fish (GO), Pescado DuVale (RO) e Bem Bom Pescados (GO).

saiba mais

Exportações de carnes in natura cresceram em março deste ano

Baixa liquidez derruba preços do frango no mercado interno

 

Oportunidade de mercado

Quem também está na mira para as exportações de tilápia é Israel. De acordo com a Peixe BR, o país costumava importar tilápia da China, mas o número de pedidos ao Brasil se intensificou depois da pandemia de coronavírus.

“Israel aceita como pré-requisito sanitário os padrões estabelecidos pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Além disso, já possui modelo de Certificado Sanitário Internacional acordado com o Brasil. Nosso pleito é que o MAPA solicite às autoridades israelenses que aceite a alteração do pré-requisito de habilitação do Brasil pela União Europeia (regra atual) para os Estados Unidos, bem como a adoção do modelo de certificado sanitário brasileiro”, explica Medeiros.
Source: Rural

Leave a Reply