Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Entre os destaques do dia, estão os preços do frango, que tiveram queda por conta da baixa liquidez no mercado. O que caiu também foi o preço da banana, em função de baixa demanda. Já os preços do feijão estão em patamares elevados, porque enquanto a procura pelo consumidor está firme, problemas nas lavouras estão afetando a oferta do produto. No mercado de cacau, a situação é de incerteza por conta do coronavírus. Mas a pandemia está abrindo espaço para o desenvolvimento tecnológico, com uma iniciativa de seleção de startups para o desenvolvimento de soluções para o agronegócio.

Laboratórios autorizados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) a realizarem análises para o diagnóstico da Covid-19. A rede de LFDAs é coordenada pelo Ministério da Agricultura, que informou que os laboratórios ainda aguardam a destinação de insumos, como reagentes, para iniciar os testes. "A Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa valerá, em princípio, por seis meses, mas pode ser renovada enquanto reconhecida pelo Ministério da Saúde a emergência relacionada à pandemia do novo coronavírus. Também há previsão da utilização de laboratórios da Embrapa, o que deve ocorrer em uma segunda etapa", disse o Ministério em nota.

Divergências

Pequenos agricultores gaúchos têm registrado severas perdas na produção por causa da estiagem, afirma a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A entidade tem solicitado um auxílio, que vem sendo chamado de Bolsa Estiagem, mas reclama que até este momento, a reivindicação não foi atendida. No governo, há divergências entre ministério sobre de quem é a responsabilidade de implantar a medida.

 (Foto: Divulgação)

 

Demanda mais fraca

O início da colheita da safra de banana nanica do Vale do Ribeira em meio à fraca demanda causada pelas medidas de contenção ao coronavírus no país tem derrubado o preço da fruta tanto no campo quanto no atacado. Após o pico de consumo registrado na penúltima semana de março, os produtores têm relatado dificuldades para escoar a produção e temem que a situação leve a uma onda de quebras financeiras na região.

Procura firme, oferta nem tanto

Item básico na culinária brasileira e fácil de estocar, o feijão esteve entre os produtos mais procurados nos supermercados de São Paulo nos dias que antecederam o isolamento social provocado pela expansão do coronavírus no Brasil. E a demanda refletiu nos preços. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (APAS), os valores nas prateleiras no Estado subiram 50,3% entre os dias 13 e 23 de março. A maior procura coincidiu com um momento em que já era esperada uma valorização do produto, dada a entressafra e as más condições climáticas no início do ano.

Incerteza no cacau

A escalada da crise do coronavírus promete impactar a cacauicultura, principalmente com a redução da diferença entre o volume produzido no Brasil e a demanda da indústria processadora. "O risco é que as moagens tenham uma queda substancial, e aí poderia surgir uma situação de superávit de produção. Mas, por enquanto, ainda é um cenário incerto", afirma Thomas Hartmann, analista de mercado e sócio da TH Consultoria e Estudos de Mercado.

(Foto: Globo Rural)

 

Baixa liquidez

O indicador de preços do frango congelado calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) fechou em queda de 6,1% na quinta-feira (2/4), cotado a R$ 4,46/quilo. No mês, a queda foi de 8%. Os analistas do Cepea observam que após o aumento dos pedidos de compra registrados em meados de março, principalmente pelos mercados, quando o indicador chegou a R$ 4,90/quilo, as vendas desaqueceram do dia 25 de março a 1º de abril.

Tecnologia

A Bayer, o Sicredi, o hub de inovação AgTech Garage e a plataforma de soluções para o agronegócio Orbia – iniciativa da própria Bayer – vão selecionar startups que ajudem os produtores rurais a enfrentar os problemas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Segundo nota da Bayer, startups que tenham como foco as áreas de logística, atendimento remoto, comercialização da produção, acesso a insumos e crédito de maneira digital, e cujas soluções possam ser adotadas rapidamente, poderão se inscrever no "Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio". As startups serão selecionadas pelo comitê de avaliação composto por representantes das empresas envolvidas na campanha.

(Foto: Lori Yata/Divulgação)

 

Cão entregador

Uma vinícola dos Estados Unidos viu suas vendas saltarem nas últimas semanas, apesar da pandemia de coronavírus. O motivo é um ajudante especial: Soda, uma cadela da raça Boxer, de 11 anos de idade. O animal tem feito a entrega de pedidos de vinho pela vizinhança. Equipada com uma mochila onde é possível carregar até duas garrafas de vinho, no máximo, a cadela vai até a casa do cliente e espera por uma pessoa na calçada. A dona da vinícola, Lori Yata, conta que, antes do isolamento, Soda já fazia o papel de anfitriã, era bastante popular e sempre interagia com a clientela que frequentava a loja para degustações. 

 
Source: Rural

Leave a Reply