Skip to main content

(Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira (3) o registro de dois defensivos biológicos inéditos. Um é à base de extrato de alho, que poderá ser usado para o controle de nematoides (pragas de solo que atacam as raízes das plantas). O outro é um ácaro que controla a mosca-branca, praga que ataca a batata, tomate e feijão, entre outras culturas.

O ato publicado no Diário Oficial da União também traz o registro de outros 44 defensivos agrícolas genéricos, sendo que 17 utilizam agentes de controle biológico na sua formulação. Em todo o ano passado, foram registrados 40 produtos biológicos.

saiba mais

STF suspende portaria do governo que previa liberação automática de agrotóxicos

 

Segundo o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Bruno Breitenbach, o objetivo é estimular o uso de biológicos na agricultura, aumentando o número de produtos registrados contendo microrganismos já presentes na natureza. Oito desses produtos registrados poderão ser utilizados em sistemas de cultivos orgânicos.

“Vale lembrar que esses agentes biológicos são totalmente inofensivos aos seres humanos e controlam naturalmente as pragas das lavouras brasileiras. São produtos extremamente amigáveis ao meio ambiente e acreditamos que 2020 poderá ser marcado pela quantidade de produtos biológicos tornados disponíveis à agricultura brasileira”, explica.

Genéricos

O registro de defensivos genéricos é importante, segundo o Ministério da Agricultura, para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência. “Isso resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura”, ressalta Breitenbach.

Os produtos que tiveram o registro publicado nesta sexta-feira foram analisados e aprovados pelo Ministério da Agricultura, pelo Ibama e pela Anvisa, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.
Source: Rural

Leave a Reply