Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

Uma equipe de pesquisadores da London Scholl of Higyene and Tropical Medicine e treinadores da ONG Medical Detection Dogs estão treinando cães – que já são especialistas em detectar doenças como a malária, câncer e diabetes em pessoas – a identificar o coronavírus.

Segundo os pesquisadores, os animais conseguem apontar a presença do vírus com mais precisão que os testes laboratoriais. O treinamento é feito com a evidência de que algumas doenças alteram o odor do corpo humano, explica James Logan, chefe do Departamento de Controle de Doenças da LSHTM.

saiba mais

Sem quarentena, grupo de elefantes fica bêbado após comer vinho de milho na China

 

“O trabalho realizado anteriormente já demonstrou que os cães podem detectar os odores de humanos infectados com malária, por exemplo, com uma extrema precisão, acima dos padrões de diagnóstico da Organização Mundial da Saúde”, disse.

Pré-seleção para testes

De acordo com Logan, o novo coranavírus, quando presente no organismo humano, altera o odor do corpo e, por isso, há grandes chances dos cães conseguirem identificá-lo. Os animais, da raça Springer Spaniel, conseguem analisar 250 pessoas por hora.

O treinamento é semelhante ao da detecção de outras doenças: amostras de materiais infectados são apresentadas aos cães e eles vão até as pessoas para identificar o mesmo cheiro.

A fundadora da ONG Medical Detection Dogs, Claire Guest, afirmou que os cães podem analisar qualquer pessoa, incluindo as assintomáticas, e informar quais precisam ser testadas, o que ajudaria no direcionamento mais racional de testes para a doença.
Source: Rural

Leave a Reply