Skip to main content

(Foto: Marcelo Curia/Ed.Globo)

 

As vendas de máquinas agrícolas cresceram 18,1% em janeiro e fevereiro de 2020, antes do avanço da pandemia de coronavírus. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento (Abimaq).

Há duas semanas, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão Bastos, disse à Globo Rural que "os próximos 60 a 90 dias serão bem turbulentos" para o setor em virtude dos efeitos colaterais da pandemia.

saiba mais

Sem feiras, indústria de máquinas e bancos projetam "dias turbulentos" e menos negócios

Três indústrias de máquinas agrícolas paralisam fábricas no Brasil por coronavírus

 

Mas, considerando apenas o primeiro bimestre de 2020, as estatísticas apontam que as vendas de componentes ao mercado externo cresceram 18,2% e as de máquinas para infraestrutura e indústria de base avançaram 4%.

Europa em alta

Quando analisado os principais destinos das vendas de máquinas e equipamentos nacionais, durante os dois primeiros meses do ano, nota-se a forte retração das vendas para países da América Latina (36,9%) e também para os Estados Unidos (36,4%).

Na América Latina, houve uma relativa melhora nas vendas para a Argentina (13,5%) neste início de ano. Mas esse avanço, de acordo com a Abimaq, não foi suficiente para anular a queda observada nos demais países da região.

As vendas na Europa em janeiro e fevereiro deste ano, antes do avanço mais consistente da pandemia, registraram um crescimento de 41%, principalmente dos bens relacionados à indústria de óleo e gás e também de infraestrutura.
Source: Rural

Leave a Reply