Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Os preços do limão tahiti estão aumentando consideravelmente nas últimas semanas devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com os produtores, a alta chega a 100%.

A demanda começou a aumentar significativamente na semana passada, informou a Cooperativa dos Produtores de Limão (Cooperlimão), de Urupês, localizada na principal região produtora da fruta no país, no interior de São Paulo.

saiba mais

Quarentena por coronavírus reduz consumo de queijos em 60%, diz indústria

 

Entre os motivos para o valor pago pelo quilo ao produtor ter subido de R$ 0,50 para R$ 1 está a preocupação dos consumidores com a alimentação, já que o limão tem nutrientes que fazem bem à saúde, e o período de entressafra, diz a Cooperlimão.

De acordo com Jefferson Tonon, gerente agrícola da cooperativa, no auge da safra os pomares chegam a produzir, em média, 130 toneladas por dia e, atualmente, no período de final de safra, a média de produção é de 70 toneladas por dia.

Em março e abril é esperada uma queda de preço, mas, ao invés de reduzir, acabou estabilizando na última semana devido à pandemia. E, mesmo com a demanda em alta pelo limão, não tivemos problemas com a produção

Jefferson Tonon, gerente agrícola da Cooperlimão

Segundo Tonon, os pedidos de clientes dobraram na semana passada. “Ainda temos bastante limão nos pés, a colheita desse ano foi farta e a comercialização foi muito boa, mas o momento atual é incomum”, disse.

“Os produtores estão bastante animados e aguardamos também que as exportações tenham um incremento nas próximas semanas”. A Cooperlimão exporta 10% da sua safra.

Crescimento no plantio

 

Nos últimos dois anos, o plantio de limão no interior de São Paulo aumentou 30%, segundo a diretoria da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável de Catanduva, e a cultura é a segunda mais importante da região, atrás da cana-de-açúcar. Os principais municípios produtores são Itajobi, Urupês, Pindorama, Santa Adélia e Novo Horizonte.

(Foto: Getty Images)

 

O aumento na demanda por limão se explica, principalmente, pelas suas qualidades nutricionais. Em cada 100 gramas, há 51 mg de vitamina C, 2 mg de vitamina A, 0,18 de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), 0,70 mg de ferro, 15 mg de ferro, 41 g de cálcio, 0,60 gr de fribras, 8,10 g de carboidratos, 0,60 g de proteínas e 29 calorias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vitamina C se perde com facilidade e o ideal é utilizar frutas cítricas cruas e frescas para repor a quantidade necessária ao sistema imunológico.
Source: Rural

Leave a Reply