Skip to main content

 

Boa noite! Entre os destaques desta qarta-feira (25/3), Globo Rural segue na cobertura dos efeitos da pandemia de coronavírus sobre o setor agropecuário. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil pediu ao governo federal a prorrogação de prazos de financiamentos para custeio e investimentos. O Ministério da Agricultura divulgou um alerta dizendo que as vacinas utilizadas contra variantes animais do coronavírus não têm eficácia contra o Covid-19 e não podem ser usadas por humanos. Direto dos Estados Unidos, a jornalista Joana Colussi faz uma análise sobre como a pandemia está afetando o corn belt, a principal região produtora de grãos do país.

(Foto: Editora Globo)

 

Boi gordo

Na praça de São Paulo, o mercado do boi gordo já perde fôlego diante da pandemia de coronavírus. A Scot Consultoria, de Bebedouro (SP), informa que os pecuaristas estão ausentes dos balcões de negócios na expectativa de preços melhores. Assim, o volume de transações é baixo.

Na segunda-feira (23/3), em entrevista à Globo Rural, o proprietário do Boitel Chaparral, do interior de São Paulo, Sergio Przepiorka, reclamou da cotação da arroba, que não estava acompanhando os custos em alta da comida do gado e da reposição.

Financiamentos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) preparou um documento com diversas propostas para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ajude o setor a enfrentar a crise do coronavírus. Entre os pedidos, a CNA sugere a prorrogação automática de contratos de custeio e investimento que somam R$ 1,5 milhão.

Segundo o documento, as condições colocadas não deverão comprometer os limites de crédito para produtores na safra 2020/2021, assim como os produtores que estejam fora do enquadramento de R$ 1,5 milhão deverão comprovar a perda de receita para também ter a prorrogação e o diferimento no recolhimento de tributos.

Alerta sobre vacina

O Ministério da Agricultura alertou nesta quarta-feira, em nota, que as vacinas registradas na Pasta para uso contra coronaviroses são "exclusivamente" para uso em animais. "Jamais devem ser utilizadas em humanos", reforça a nota. "Ressaltamos ainda que os agentes responsáveis pelas doenças nos animais são muito diferentes do coronavírus responsável pela covid-19."

Joana Colussi (Foto: Reprodução)

 

Estados Unidos

Às vésperas do plantio da safra de grãos, os agricultores dos EUA enfrentam incertezas diante do avanço do coronavírus e da instabilidade nos preços das commodities. De Champaign, no Estado de Illinois, a jornalista Joana Colussi conta que as prioridades do governo no setor agrícola são a saúde dos produtores e a garantia de alimentos.

Preços

A pandemia de coronavírus tem impactado nas cotações de produtos agrícolas. Enquanto o valor do café e do arroz subiu, o algodão registrou leve baixa na última semana, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta quarta-feira (25/3).

Mercado de etanol

As vendas de etanol hidratado no mercado interno pelos produtores da região Centro-sul do Brasil caíram nos primeiros 15 dias de março em comparação com o mesmo período no ano passado. Na avaliação da entidade, março deve ser o mês em que o mercado começará a perceber os efeitos das medidas relacionadas ao controle da pandemia de coronavírus no Brasil. No relatório, a Unica informa, com base em dados preliminares do mercado, que o consumo de combustíveis do ciclo Otto teve um crescimento superior a 3% em fevereiro.

Fiscais agropecuários

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) realizarão testes para diagnóstico de coronavírus nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs), informou o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).
A medida atende à determinação do Ministério da Agricultura. "Os LFDAs dispõem de Affas especialistas em virologia, diagnóstico laboratorial e biossegurança", conta, em nota, o diretor de política profissional do Anffa Sindical, Antônio Andrade.

(Foto: Divulgação/Granja Mantiqueira)

 

Ovos

As vendas de ovos de galinha no varejo dispararam com as medidas de isolamento para evitar o avanço do novo cornavírus no Brasil. Na maior granja da América Latina, a Mantiqueira, que tem unidades em Itanhandú (MG), Primavera do Leste (MT) e Cabrália Paulista (SP), e um plantel de 10,5 milhões de aves que produzem diariamente 6,5 milhões de ovos, a demanda aumentou 30% em sete dias e já se igualou às vendas pré-natalinas, época de maior consumo do produto no ano.
Source: Rural

Leave a Reply