Skip to main content

(Foto: Cesar Ogata/Divulgação)

 

Após um aumento de 7% nas vendas de frutas, legumes e pescados na semana passada, o entreposto da Ceagesp em São Paulo passa esta semana por uma redução gradual na procura.

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (25/3), a companhia aponta como motivos a proibição da abertura de bares e restaurantes e a queda no consumo em feiras livres.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

Produtores rurais e permissionários esperam uma retomada somente na próxima sexta-feira (27/3) para que supermercados, lojas de hortifrútis e feirantes se preparem para o abastecimento do final de semana, explica relatório assinado pelo chefe da Seção de Economia e Desenvolvimento da Ceagesp, Flávio Godas.

Nos varejões do entreposto, o economista ressalta que “o volume comercializado e o número de frequentadores tem recuado gradativamente semana após semana”.

Redução nos mercados

No varejo, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) também notou queda na movimentação. Segundo a instituição, houve 50% menos circulação de pessoas entre os estabelecimentos associados na segunda-feira na comparação com o final de semana de 20, 21 e 22 de março.

“A redução nas compras físicas, nas lojas, em função da determinação de quarentena, feita pelo Governo do Estado, está provocando o crescimento das vendas online e por telefone, que – de acordo com a APAS – aumentou 74% em média na última semana”, explica a associação em nota. As vendas online representam 2% do total comercializado por supermercados.

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 

Perecíveis

No caso de verduras, a redução do consumo se arrasta desde a semana passada, uma vez que são produtos de difícil estocagem e, portanto, não apresentaram o pico de demanda observado desde o início da crise do coronavírus.

São produtos sensíveis, na maioria folhosas, que não integram o tradicional marmitex. Muitos consumidores também têm evitado os produtos crus. Assim, o setor tem sentido bastante a diminuição no consum

Ceagesp, em nota

Entre os produtos com maior procura, a companhia citdestaca citros, tomates e batatas, mas ressalta que não houve alterações significativas de preços. Contudo, com a retração da demanda, a perspectiva é de barateamento nos próximos dias. A Ceagesp não detalhou os números absolutos de vendas e preços praticados na última semana.

Pescados

Já no caso dos pescados, cujo congelamento permite estocagem na maior parte dos casos, o entreposto na capital paulista apresentou aumento de 15% nas vendas na última semana.

“A quaresma é um período de maior consumo que se intensifica na semana que antecede a Páscoa. Assim, não são esperadas quedas acentuadas no consumo de pescados”, afirma a Ceagesp.
Source: Rural

Leave a Reply