Skip to main content

Preços altos, sustentados pela taxa de câmbio, tês estimulado os produtores, de acordo com a AgRural (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O plantio da segunda safra de milho 2019/2020 do Brasil, que tem início logo após a colheita da soja, atingia até a última quinta-feira 96% da área estimada para o centro-sul do país, disse a consultoria AgRural nesta segunda-feira.

Em igual período do ano passado, 100% da "safrinha" de milho havia sido plantada, enquanto a média histórica de cinco anos para a região é de 97%, de acordo com dados da AgRural.

"Os preços altos do milho, puxados pelo câmbio, estimulam os produtores a continuarem semeando. O tempo quente e seco, porém, pode fazer com que áreas pontuais fiquem sem plantar e áreas já semeadas, mas prejudicadas pela falta de umidade, não tenham replantio", disse a consultoria.

saiba mais

Coronavírus: governo, empresas e entidades do agro negam risco de faltar alimentos

 

"Os trabalhos estão encerrados em Mato Grosso, mas ainda há áreas por plantar em todos os outros Estados, e agora a janela já está fechada até nas regiões mais tardias", acrescentou.

A AgRural vai revisar na primeira quinzena de abril sua estimativa para a área semeada com milho "safrinha" no Brasil. No início da março, a empresa projetava um aumento de 3% na comparação anual.

Soja

Segundo a AgRural, agricultores brasileiros colheram 66% da área plantada com soja 2019/20, em linha com o nível de 67% verificado em mesmo momento do ano passado.

Os trabalhos estão praticamente encerrados em Mato Grosso e entram na reta final em Mato Grosso do Sul e Goiás.

No início deste mês, a AgRural reduziu sua previsão para a safra de soja do Brasil a 124,3 milhões de toneladas, ante 125,6 milhões de toneladas vistas anteriormente, após perdas motivadas pela seca no Rio Grande do Sul.

Mesmo assim, as perdas no Estado foram "parcialmente compensadas pelas boas produtividades de outros Estados", disse a consultoria.
Source: Rural

Leave a Reply