Skip to main content

Na Argentina, transporte de carga está liberado, apesar da quarentena (Foto: Marcos Brindicci/Reuters)

 

Caminhões carregados com grãos voltaram a ingressar no porto argentino de Timbúes nesta segunda-feira, depois de o governo do país definir que o transporte de cargas pode circular em meio à quarentena motivada pelo coronavírus, disse o líder de uma câmara que reúne empresas agroexportadoras.

Embora os trabalhos de embarque continuassem normais e empresas como Cofco e Louis Dreyfus, que possuem terminais próprios, pudessem exportar, entre sexta-feira e domingo caminhões não entraram na localidade agroportuária por força de uma medida imposta pelo chefe da comuna de Timbúes, que buscava evitar a expansão do coronavírus.

A situação do trânsito de caminhões em Timbúes, uma importante localidade agroportuária situada na região de Rosário, regularizou-se nesta segunda-feira, após um comunicado do Ministério dos Transportes autorizar a circulação, disse à Reuters o presidente da câmara CIARA-CEC, Gustavo Idígoras. A entidade reúne grandes agroexportadoras internacionais e locais.

saiba mais

Porto de Paranaguá reforça estrutura para higienizar funcionários e prevenir coronavírus

Cinco portos argentinos suspendem atividades devido ao coronavírus

 

"O Ministério dos Transportes da Nação informa que o transporte nacional e internacional de cargas, em todas as suas formas –aérea, terrestre, marítima, fluvial–, está habilitado para circular", afirmou a medida publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial.

O governo do presidente Alberto Fernández determinou um isolamento social preventivo e obrigatório entre a última sexta-feira e o dia 31 de março, na tentativa de frear a propagação do coronavírus, que na Argentina já infectou 266 pessoas e deixou quatro mortos.

No entanto, o decreto nacional isentou da medida "atividades vinculadas à produção, distribuição e comercialização agropecuária", bem como "atividades urgentes relacionadas ao comércio exterior".

Com a medida do Ministério dos Transportes, o conflito foi resolvido em Timbúes, que forma, juntamente com as cidades de Puerto General San Martín e San Lorenzo, o cinturão agroexportador localizado ao norte da cidade de Rosario, onde são embarcados cerca de 80% dos produtos primários e agroindustriais da Argentina.
Source: Rural

Leave a Reply