Skip to main content

(Foto: Wikimedia Commons)

 

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou a favor da suspensão da portaria do Ministério da Agricultura que permite a aprovação automática do registro de agrotóxicos. Ele é o relator da ação que tramita na Corte.

A medida, com previsão de entrar em vigor em 1º de abril, aumenta de 30 para 60 dias o prazo para análise do registro pelo ministério, mas prevê a liberação do produto caso a pasta não avalie o caso neste período. As informações são do portal G1.

saiba mais

Rede vai ao STF contra liberação automática de agrotóxicos

Ministra da Agricultura nega que nova portaria acelere liberação de agrotóxicos

 

O julgamento teve início na última sexta-feira (20/3), em plenário virtual, diante das restrições tomadas por causa da pandemia de coronavírus. Os demais ministros têm até as 23h59 de quinta-feira (26/3) para votar.

Proposta polêmica

A ação chegou ao STF por meio de PSOL e Rede Sustentabilidade. Os partidos alegam que a proposta fragiliza o controle e incentiva o uso de agrotóxicos.

O Ministério da Agricultura discorda, ressaltando que o a portaria se refere especificamente à avaliação documental dos pedidos de registro – e não sobre os aspectos toxicológicos. E garante que não haverá aprovação sem análise de Ibama e Anvisa.
Source: Rural

Leave a Reply