Skip to main content

Usina de açúcar em Morinda, na Índia (Foto: Ajay Verma/Reuters)

 

A Índia deve exportar 4,5 milhões de toneladas de açúcar em 2019/20, uma queda de quase 20% frente à estimativa anterior. O motivo é a queda dos preços globais devido à pandemia de coronavírus, que tornou vendas externas pouco atraentes para usinas, disse um representante do setor.

As menores exportações do maior produtor global do adoçante podem apoiar os preços globais, que caíram em quase um terço desde um pico em 12 de fevereiro e ajudar rivais como o Brasil a aumentar suas vendas externas.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

"Não há paridade para exportação após a recente queda nos preços globais. A esse nível de preços, novos negócios não acontecerão", disse o diretor-geral da Federação Nacional de Cooperativas de Fabricação de Açúcar, Prakash Naiknavare.

Subsídio

Anos de grandes safras e produção recorde derrubaram os preços do açúcar na Índia. Para reduzir as dívidas do setor e os crescentes estoques, o governo aprovou um subsídio de US$ 137,5 por tonelada para 6 milhões de toneladas em exportações na temporada 2019/20, que vai até 30 de setembro.

As usinas indianas já embarcaram 2,8 milhões de toneladas, de 3,7 milhões de toneladas com contratos assinados para exportações, segundo Naiknavare. Mas ele disse que usinas e comerciantes têm sofrido para exportar o restante da quantidade contratada e que "alguns contratos de exportação podem ser cancelados" devido à forte queda nos preços.

Projeção preocupante

As expectativas eram de que as exportações da Índia ganhassem força a partir de março, após o governo ter realocado cotas não utilizadas em fevereiro.

"A indústria de açúcar está em crise. Exportações não estão acontecendo. A demanda local está caindo. Nós não podemos pagar aos produtores de cana o preço prometido", disse o presidente da Associação de Usinas de Açúcar do Oeste da Índia, B. B. Thombare.
Source: Rural

Leave a Reply