Skip to main content

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 

 

Para garantir que não faltará o fornecimento de alimentos durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus, entidades que têm grande representatividade no agronegócio brasileiro se posicionaram nesta quarta-feira (18).

Em nota assinada pelo presidente Bartolomeu Braz Pereira, a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) garante que o surto não vai paralisar as atividades do campo.

“A população urbana está em pânico pelas informações que chegam pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. Mas o campo continua produzindo com ou sem coronavírus”, diz.

saiba mais

Coronavírus no agro: analistas projetam impacto para carnes, grãos, algodão, açúcar e etanol

 

Segundo Pereira, o momento delicado “serve como um estímulo à sociedade, principalmente urbana, demonstrando que a produção agropecuária dará a sua parcela de contribuição para superar a crise.”

O presidente da Aprosoja enfatiza ainda que, embora diversos setores da economia estejam sendo afetados, o mesmo não pode acontecer com o setor agrícola. “Precisamos colher a safra, fazer o manejo adequado para que a produção continue. Os brasileiros podem ficar tranquilos que vamos fazer a nossa parte”, disse.

Necessidade básica

Já a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) ressalta que, apesar da suspensão de parte da atividade econômica ser positiva para combater o contágio do vírus, a paralisia não pode ser generalizada.

“Hospitais, unidades sanitárias e todos os elos da cadeia de atendimento de saúde não podem deixar de funcionar plenamente, como é consenso de todos. Na mesma categoria, devem ser incluídas as atividades de produção e comercialização de alimentos, cuja demanda não será reduzida pela crise", diz a CNA.

Se faltarem alimentos ou se houver irregularidades no abastecimento, a saúde das pessoas será afetada e a própria harmonia social, que tanto precisamos nessa hora, será atingida

CNA, em nota

O documento afirma ainda que, pela necessidade do momento atual, “o Sistema CNA, em nome dos produtores rurais brasileiros, assegura à população que continuaremos produzindo normalmente.”

Por fim, a confederação cobra ações do governo federal para assegurar o funcionamento da cadeia produtiva. “Esperamos que o governo assegure que a cadeia de abastecimento seja protegida e garantido o seu funcionamento, com regras adequadas e com o suporte econômico que for necessário. E que as autoridades estejam atentas para impedir qualquer tentativa de manipulação ou especulação por parte de maus brasileiros.”
Source: Rural

Leave a Reply