Skip to main content

Porto de Santos é o maior da América Latina.  (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

 

Com o agravamento da epidemia gerada pelo coronavírus no Brasil, o Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, que representa os estivadores do litoral sul do Estado de São Paulo, determinou a paralisação total dos trabalhos no Porto de Santos a partir desta quarta-feira (18/3). Os estivadores são essenciais nas operações de carga e descarga de mercadorias nos portos. São os trabalhadores responsáveis pela arrumação, colocação ou retirada das cargas dentro e fora dos navios.

Encaminhado à Secretaria dos Portos da Presidência da República, o documento destaca, principalmente, o alto risco de exposição e contágio a que os trabalhadores estão submetidos.

Se o Porto de Santos parar, adeus economia brasileira. Isso não pode acontecer"

Péricles Salazar, Associação Brasileira de Frigoríficos

"Considerando que no ambiente de trabalho, os Trabalhadores Portuários de Estiva, sejam avulsos ou vinculados, estão expostos ao risco alto em razão de serem estes trabalhadores, aqueles que estão na linha de frente e sujeitos a alta contaminação, haja vista que as embarcações são oriundas de países que estão enfrentando a pandemia […] esta diretoria delibera que haja paralisação total das operações no Porto de Santos pelo período instituído de quarentena pelos órgãos do Governo Federal, Estadual e Municipal", diz parte do trecho da nota oficial.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar, o cenário atual é crítico. “Se o Porto de Santos parar, adeus economia brasileira. Isso não pode acontecer. Veja só aonde está chegando essa situação”, afirmou.
Source: Rural

Leave a Reply