Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Entre os destaques desta terça-feira (17/3), está a ausência de risco da falta de alimentos no país devido ao coronavírus, o pedido dos setores de carnes de "passe livre" nas vias de escoamento caso haja restrições de circulação, os problemas de logística com a falta de contêineres e o adiamento de mais eventos do agro por causa da pandemia.

Não há risco de desabastecimento

(Foto: Pexels)

 

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) informou nesta terça-feira (17/3), em nota, que a logística de abastecimento segue dentro da normalidade, assim como os estoques, e não há nenhum risco imediato de falta de alimentos no país.

Maior centro atacadista de distribuição de alimentos no Brasil, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) também afirmou que não há desabastecimento de frutas, legumes e verduras até o momento. 

"Passe livre" nas estradas

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) pediu a governadores dos Estados produtores que as empresas tenham acesso liberado nas vias de escoamento e entrada de alimentos e insumos em caso de restrição ao trânsito de pessoas devido ao coronavírus.

Escassez de contêineres

(Foto: Emiliano Capozoli)

 

A decisão da China de restringir a entrada de contêineres em portos locais como forma de combate à disseminação do Covid-19 deve levar a uma “escassez momentânea de contêineres” no Brasil a partir do final deste mês. A previsão foi feita pelo Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave), entidade que reúne as 19 maiores empresas de navegação de longo curso atuando no Brasil.

 

Distribuição de carnes

A pandemia do novo coronavírus criou dois cenários desafiadores para o setor de aves e suínos do Brasil, um interno e outro externo. Dentro do país está havendo uma mudança drástica na forma como as pessoas se alimentam. Com uma tendência de consumo concentrado dentro das casas – resultado de um maior isolamento da população como prevenção à contaminação da doença –, as compras de restaurantes e serviços de fast foods caíram brutalmente.

Dólar cai, mas fica acima de R$ 5

O dólar fechou em queda ante o real, nesta terça-feira (17/3), mas ainda acima de R$ 5, depois de uma sessão volátil no Brasil e no exterior à medida que investidores avaliaram esforços de bancos centrais e governos para acalmar o nervosismo pelo coronavírus.

Suspensão de abates

(Foto: Divulgação)

 

A Minerva Foods anunciou, nesta terça-feira (17/3), que operações de abate serão suspensas em quatro unidades da companhia no Brasil como medida preventiva contra a transmissão do coronavírus e por problemas logísticos também relacionados à doença.

Agrishow adiada

(Foto: Divulgação)

 

A organização da Agrishow confirmou o adiamento da feira, que seria realizada entre os dia 27 de abril e 1º de maio. Segundo a organização, a decisão atende às recomendações das autoridades de saúde relacionadas à pandemia de coronavírus.

Expozebu 

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou o adiamento da Expozebu, que seria realizada entre os dias 25 de abril e 3 de maio, em Uberaba (MG). Em comunicado, a entidade informa que a decisão foi motivada pelas preocupações com a pandemia de coronavírus e pelos decretos de emergência divulgados pelo governo de Minas e a prefeitura.

Safra de soja menor

 

 

(Foto: Tom Gannam/Reuters)

 

A safra de soja do Brasil para o ciclo 2019/2020 foi estimada em 120,6 milhões de toneladas, ante 123 milhões na previsão de fevereiro, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).
Source: Rural

Leave a Reply