Skip to main content

Governo estuda permitir feiras em mais dias por semana, para pulverizar o público, evitar aglomerações de pessoas e manter oferta de alimentos.(Foto: Divulgação)

 

O Comitê de Gestão de Combate ao novo coronavírus (Covid-19) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo avalia medidas que possam evitar que a distribuição de alimentos produzidos no Estado seja prejudicada. Em entrevista à Globo Rural, o Secretário de Estado Gustavo Diniz Junqueira – que se reúne com o comitê duas vezes por dia – afirmou que a produção agropecuária e a distribuição de alimentos não devem ser afetadas com a política de combate recomendada pelo Ministério da Saúde para combater o avanço do coronavírus.Ele conversou com a reportagem por telefone na noite de terça-feira (17/3).

Uma alternativa que a secretaria estuda é alterar a frequência de realização de feiras livres em todo o Estado. “Podemos realizar mais feiras livres, em mais dias por semana, para pulverizar o público, evitar aglomerações de pessoas e conseguir oferecer os alimentos à população”.

“A produção agropecuária não vai parar"

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura

“A preocupação principal, nas áreas rurais e urbanas, é o enfrentamento do vírus com todas as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, mas também com a produção e a distribuição de alimentos e o impacto econômico que tudo isso pode gerar”, afirmou Junqueira, que já se reuniu com representantes da agroindústria de carnes bovina, frangos e suínos, ovos e açúcar e álcool do Estado. “A produção agropecuária não vai parar”.

Gustavo Junqueira, secretário de Agricultura de São Paulo.
(Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 

Representantes dos setores de transportes e supermercados também se reuniram com o comitê hoje. “Em toda a cadeia produtiva paulista, esta havendo um controle severo dos funcionários, que estão sendo monitorados por sensores térmicos três vezes ao dia e ao menor sinal de sintomas, vão sendo isolados”.

Para evitar a suspensão da produção agrícola no Estado, as câmaras setoriais, prefeituras, associações de produtores rurais e sindicatos rurais devem atuar no campo e relatar possíveis casos de contaminação às autoridades e na conscientização das populações rurais em relação à higienização e medidas de prevenção. “A produção agrícola paulista é importante para todo o Brasil e caso haja algum bloqueio em rodovias, por exemplo, vamos interferir para que os caminhões com alimentos possam usar algum corredor sanitário para chegar a outras regiões”, garantiu o secretário, sobre a distribuição da produção.

Vamos focar no setor de inovação e modernização para criar canais diretos de comercialização entre os produtores rurais e o consumidor"

Gustavo Junqueira

De acordo com ele, os preços dos alimentos podem sofrer algum reajuste, mas abusos não serão tolerados. “Pode ocorrer sim, principalmente em estabelecimentos pequenos e isolados, mas as redes de varejo não devem aumentar preços por conta desta crise”, disse. “Pode ocorrer eventuais faltas de produtos em lojas menores, nos bairros, mas as grandes cadeias têm total capacidade de manter o abastecimento e a normalidade”.

O Secretário disse ainda que o governo está estudando os possíveis prejuízos que a crise pode gerar ao setor e que a SAA possui uma linha de financiamento (crédito agro) focada no seguro rural. “Eventualmente podemos sim ter alguma política de apoio aos agricultores do Estado”, falou Junqueira. “Vamos também focar no setor de inovação e modernização para criar canais diretos de comercialização entre os produtores rurais e o consumidor. É uma forma de viabilizar o escoamento desta produção e garantir o abastecimento, principalmente de frutas, legumes e verduras”.

 
Source: Rural

Leave a Reply