Skip to main content

Para Rural Clima, não é possível saber o efeito das chuvas no Rio Grande do Sul sobre as lavouras de soja, afetadas pela seca (Foto: Getty Images)

 

A semena deve ser se chuvas em todas as regiões produtoras do Brasil. De acordo com a Rural Clima, uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e a previsão para terça-feira (17/3) e quarta-feira (18/3) é de chuva generalizada de volume expressivo sobre o estado gaúcho.

“Não sei se vai dar tempo de salvar as lavouras de soja, mas fato é que a chuva dos dias de terça e quarta vão elevar bastante a umidade do solo”, alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Por outro lado, a chuva deve atrapalhar o andamento da colheita, “mas todos estão precisando mais de chuva”, conclui.

Uma área de instabilidade sobrepõe a região central do Brasil e deve ocasionar chuva de altos volumes nesse início de semana. Há possibilidades de tempestade e chuva de granizo, uma vez que a temperatura da atmosfera está extremamente quente.

saiba mais

Colheita de soja atinge 59% da área plantada no Brasil, diz AgRural

Rio Grande do Sul pode perder metade da safra de soja, diz Farsul

 

Algumas regiões produtoras se encontram com mais de quinze dias sem chuva e, essa ausência tem trazido apreensão aos produtores. “O retorno da chuva ao longo dessa semana, trará de volta a elevação dos índices de umidade do solo, favorecendo as lavouras de segunda safra, principalmente milho, algodão e feijão”, informa Santos.

A próxima semana tende a ser marcada por chuvas regulares em todo Brasil. Não há indícios de invernada, mas chuvas quase que diárias porém na forma de pancadas.

De acordo com o Climatempo, a semana no nordeste deve ser de muita chuva por quase toda região, com maiores volumes para Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Somente o centro-sul e sudoeste da Bahia não receberão chuvas.
Source: Rural

Leave a Reply