Skip to main content

Flores de lúpulo na Fazenda Fernandéz Oro, na Patagônia argentina (Foto: Mariana Grilli/Ed Globo)

 

 

Responsável pelo amargor da bebida, o lúpulo é um dos ingredientes mais importantes na fabricação de cervejas. Mas você já se perguntou de onde ele vem e como é colhido no campo?

A Globo Rural acompanhou a colheita de lúpulo na fazenda Fernandez Oro, localizada em Rio Negro, a cerca de 30 quilômetros da província de Neuquén, na região da Patagônia argentina. São 38 hectares produtivos, onde são encontradas cinco variedades de lúpulo.

Cultura perene, a safra do lúpulo se dá entre agosto e março, sendo dezembro o mês de floração. Entre agosto e novembro, são necessárias muitas horas em exposição à luz. Esse é o fator que explica a aptidão agronômica de países como Alemanha, República Tcheca e Estados Unidos, em que o verão pode chegar a ter mais de 15 horas de sol.

Na América Latina, também há produção de lúpulo, mas em pouca proporção na Argentina, no Brasil, no México e na Colômbia. No Brasil, praticamente todo o lúpulo utilizado é importado. Já os argentinos produzem apenas 25% do que o país consome para fabricar cervejas.

Conheça uma colheita de lúpulo

 

A colheita da safra 2019/2020 na Argentina se inicia entre fevereiro e março, nas regiões produtoras das províncias de Rio Negro e El Bolsón. Luis Dimotta, diretor de Qualidade da Ambev – proprietária da fazenda -, conta que são 330 plantas a cada hectare, ou seja, 12.540 plantas de lúpulo que irão resultar em torno de 80 mil quilos de flor seca. Já na região de El Bolsón, a colheita é maior, alcançando 200 kg/flor.

“Seriam necessárias 5 mil hectares para dar conta de toda a produção argentina”, explica Dimotta. Atualmente, o país conta com apenas cerca de 140 hectares, já considerando  as duas regiões produtoras. É por isso que grande parte da cerveja produzida na Argentina, bem como no Brasil, depende da importação do lúpulo da Alemanha e dos Estados Unidos, que juntos são responsáveis por 75% da produção mundial.

*A jornalista viajou à convite da Ambev
Source: Rural

Leave a Reply