Skip to main content

Colheita de soja avança com o tempo seco no Brasil (Foto: Ernesto de Souza/Globo Rural)

 

A colheita de soja do Brasil na temporada 2019/20 atingiu 62,8% da área total no país, avançando cerca de 10 pontos ante a semana anterior e superando a média histórica de 62,6% para o período, com o tempo mais seco facilitando os trabalhos nos campos, informou nesta sexta-feira a consultoria Arc Mercosul.

Produtores colheram bem com o tempo mais seco em Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, disse o diretor da Arc Mercosul, Matheus Pereira.

O avanço da colheita deve garantir mais soja para a exportação após os embarques terem sido prejudicados em fevereiro por chuvas excessivas.

 

saiba mais

Venda de soja do Brasil alcança 57,8% da safra 2019/20, estima Datagro

Rio Grande do Sul pode perder metade da safra de soja, diz Farsul

 

Os trabalhos de colheita estão virtualmente finalizados em Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, enquanto superaram 60% da área no Paraná. Em Goiás, atingiram cerca de 80%.

No Rio Grande do Sul, onde a safra já registra perdas de cerca de 30% em relação às estimativas iniciais, os trabalhos de colheita estão em torno de 10% da área projetada.

O Estado gaúcho, um dos poucos a registrar perdas na soja por seca neste ano, pode ver sua safra ser reduzida em mais 5 a 10 pontos percentuais, "uma vez que os mapas continuam secos para a grande maioria do Estado", disse Pereira.

No Norte do país, no Tocantins, a colheita avançou cerca de 20 pontos percentuais na última semana, para quase 60% da área, enquanto na Bahia e Maranhão atingiram cerca de 20% das lavouras.

Milho

Contudo, o analista da Arc alertou que essa condição climática em alguns Estados do centro-sul também traz preocupações para produtores que plantaram ou estão plantando a segunda safra de milho.

Estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais terão chuvas na próxima semana, mas em nível abaixo da média histórica para o período, segundo mapas climáticos da Refinitiv.

A segunda safra de milho, que tem em Mato Grosso o maior produtor nacional, responde por cerca de três quartos da produção do cereal no Brasil.

Mato Grosso deve ver mais chuvas na próxima semana, mas ainda assim algumas áreas ao sul terão menos precipitação do que a média.
Source: Rural

Leave a Reply