Skip to main content

Vários tipos de provas serão realizadas em Uberaba (Foto: Divulgação)

 

Cavalos, muitos cavalos. E sabe em qual evento? Na 86ª ExpoZebu de Uberaba, onde a predominância sempre foi do gado zebuíno, como nelore, guzerá, brahman, sindi, tabapuã, gir leiteiro, e outras raças, afinal ela é a maior feira de bovinos que vieram da Índia para o Brasil há mais ou menos um século.

E não é que agora ao menos 800 equinos das raças quarto-de-milha e crioula entraram com mais força na programação da ExpoZebu 2020, que acontece de 25 de abril a 3 de maio, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

É que a poderosa Associação Brasileira dos Criadores de Nelore (ABCZ), organizadora da ExpoZebu, quer valorizar também os cavalos, afinal são eles que trabalham nas fazendas justamente na lida com o gado. O manejo não seria possível sem a colaboração dos valorosos equinos.

É por isso que a ABCZ está incrementando bastante a Equishow 2020, nome dado ao evento equino.

“O número de cavalos – e de muares também – supera em 35% o da ExpoZebu de 2019”, informa Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

saiba mais

ExpoZebu é lançada em Uberaba com expectativa de faturar R$ 250 milhões

Leilão Haras Tarlim vende a melhor genética do cavalo mangalarga neste sábado

 

E para organizar a Equishow a ABCZ foi buscar Patrícia Opík, responsável no Brasil pela Equitana, principal feira de cavalos de todo o mundo e que é realizada anualmente na Alemanha.

Patricia quer mostrar a versatilidade e a funcionalidade dos cavalos e atrair investimentos. Ela diz que serão  realizadas muitas provas com a raça quarto-de-milha e crioula, como laço individual, rédeas, três tambores, marcha e outras.

Segundo ela, a Equishow vai movimentar muito a Fazenda Experimental da ABCZ que é chamada Orestes Prata Tibery Júnior. “Além das agitadas e concorridas provas, está confirmada a realização de um shopping de garanhões”, diz Patrícia.

Ela ressalta também a presença de muares na Equishow. O valente muar é fruto do cruzamento do jumento com a égua.

A ExpoZebu deste ano vai bater recordes. Todos os pavilhões do Parque Fernando
Costa, onde ela é realizada, já está reservada para a chegada dos milhares de bovinos das raças zebuínas.
Source: Rural

Leave a Reply