Skip to main content

Sede da Embrapa Agroenergia. Atividades externas, como Dia de Campo, seminários e eventos estão suspensas por pelo menos 30 dias por conta da pandemia de coronavírus (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) formou um Comitê de Monitoramento e Prevenção do Coronavírus para acompanhar a situação da pandemia no Brasil e no âmbito da empresa. Também cancelou todas as atividades técnicas e viagens que seriam realizadas pelos menos nos próximos 30 dias. Reuniões administrativas que forem necessárias devem ser realizadas de forma remota.

As decisões foram anunciadas pelo presidente, Celso Moretti, em teleconferência feita na sexta-feira (13/3), e detalhadas em um comunicado interno. Segundo a nota, participaram também os diretores-executivos de Pesquisa e Desenvolvimento, Guy de Capdeville, de Gestão Institucional, Lúcia Gatto, e de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares, e chefes das secretarias da sede da instituição.

“Temos de tomar as nossas ações com base nos entendimentos de autoridades sanitárias, governamentais, do ministério que nos supervisiona, da Diretoria-Executiva da Empresa e dos gestores das Unidades”, disse Moretti, de acordo com o comunicado.

saiba mais

Coronavírus leva a cancelamento de eventos do agronegócio. Confira lista

 

O Comitê de Monitoramento terá a coordenação da diretora-executiva, Lucia Gatto, e a participação do chefe da Secretaria Geral, Alexandre Barcellos; da gerente de Gestão de Pessoas, Giovana Zappala; do gerente de Assuntos Jurídicos e Contratos, Alexandre Ventin; da gerente de Comunicação e Informação, Heloiza Dias; e do assessor da Presidência, Sérgio Folle.

A responsabilidade é fornecer atualizações diárias e informar os servidores pelos canais internos de comunicação. Será criada, inclusive, uma página específica na rede interna da Embrapa, com as informações atualizadas e orientações de saúde e de boas práticas de higiene, cujo alerta tem sido reforçado de forma geral como prevenção à doença.

"O Comitê terá a responsabilidade de acompanhar a situação do coronavírus no Brasil e no âmbito da Embrapa, fornecendo atualizações diárias. Também serão utilizados veículos corporativos de comunicação da Empresa para manter os empregados informados", informa o comunicado.

Deixarão de ser realizadas atividades internas e externas como Dia de Campo, workshops, reuniões técnicas e outros eventos organizados pelas unidades que tenham participação de grande número de pessoas, como seminários e congressos. Viagens internacionais e domésticas também estão suspensas por um prazo de 30 dias, salvo em caso de extrema necessidade e com a concordância do chefe-geral da unidade.

“Também estão suspensas as participações da Embrapa em feiras e exposições. As UDs (Unidades Descentralizadas), por sua vez, não deverão receber visitas de grupos externos ou missões nacionais e internacionais”, acrescenta o comunicado.

Quarentena e "teletrabalho"

Em relação ao afastamento ou quarentena de servidores, o comunicado da Embrapa pontua que a instituição não tem competência legal para decidir sobre as pessoas que apresentem sintomas sem que haja parecer de autoridades médicas. A recomendação, portanto, é procurar os serviços de atendimento de saúde de referência. Segundo a direção, já foram disponibilizadas informações sobre locais para exames e atendimento hospitalar.

Ainda conforme o comunicado, pelo menos por enquanto, não será aplicado regime de “teletrabalho” (ou “home-office”) para os servidores da Embrapa. A justificativa é de que essa decisão depende de regulamentação interna e de acordos individuais de trabalho. Mantém, no entanto, a possibilidade de realização do chamado “serviço externo”, que "não deve ser confundido com teletrabalho e necessita seguir as normas previstas".

“Vale lembrar que esses procedimentos poderão ser alterados de acordo com os novos atos que estão sendo publicados. Paralelo a isso, há possibilidades de secretarias estaduais e municipais estabelecerem outras medidas complementares que teremos de ver o seu alcance sobre a Embrapa”, o gerente de Assuntos Jurídicos e Contratos, Alexandre Ventin, segundo o informe da Embrapa.
Source: Rural

Leave a Reply