Skip to main content

Cade instaurou processo administrativo contra as empresas Bayer e Monsanto (Foto: Divulgação)

 

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou processo administrativo contra as empresas Bayer Aktiengesellschaft, Monsanto Company e Monsanto do Brasil, do Grupo Bayer, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). As empresas serão investigadas por supostas condutas anticompetitivas nos mercados de sementes e biotecnologia.

Em nota, o Cade informa que o caso teve início a partir de denúncias formuladas durante a instrução do ato de concentração que envolveu a aquisição da Monsanto Company pela Bayer. A operação foi aprovada com restrições pelo Cade em fevereiro de 2018.

saiba mais

Lucro da Kepler Weber cai 26,6% e atinge R$ 21,1 milhões no 4º trimestre

Terra Santa Agro teve prejuízo de R$ 72,64 mi no 4º tri

 

Com a abertura do processo, a Superintendência vai analisar três condutas que podem gerar efeitos anticoncorrenciais: o estabelecimento de determinadas regras no âmbito do Programa Monsoy Multiplica (PMM), pela Monsoy, do Grupo Monsanto, que atua no melhoramento genético de sementes de soja; a concessão, pela Monsanto, de incentivos comerciais a obtentores para adoção da tecnologia Intacta (RR2 IPRO), também conhecidos como breeding incentives; e, por fim, a obrigação imposta pela Monsanto de que os multiplicadores de sementes adquiram volume mínimo de 15% de sementes matrizes em relação à sua área de produção – obrigação que também é imposta pela Bayer, ainda que sem estabelecimento de porcentual fixo.

Depois de notificadas, as empresas terão 30 dias para apresentação de defesa. Ao fim da instrução do processo, a Superintendência opinará pelo arquivamento do caso ou pela imposição de sanções às companhias por infrações à ordem econômica.
Source: Rural

Leave a Reply