Skip to main content

Após mandado, servidores do Mapa tiveram acesso à empresa e fizeram a apreensão (Foto: Divulgação)

 

Uma fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada nesta semana, fechou uma empresa de Rondonópolis (MT) que produzia clandestinamente defensivos agrícolas e fertilizantes. Foram apreendidos 14.736 litros de agrotóxicos sem registro do Mapa e 4.127 litros de fertilizantes fraudados. Os produtos tinham rótulos de empresa do Paraná, mas eram produzidos clandestinamente no local. 

Na mesma ação, foram apreendidos produtos fraudados, rótulos e equipamentos usados na produção. Na área administrativa, foram apreendidos documentos e 46 pacotes de rótulos de defensivos agrícolas e fertilizantes.

saiba mais

"O equívoco mais comum é buscar soluções de curto prazo", diz bicampeão nacional de produtividade de soja

Força da mulher no agro é destaque na Globo Rural de março

 

A empresa se apresentava como comerciante de produtos fabricados em São Paulo e no Paraná, mas produzia inseticidas e fertilizantes para diversas culturas. Devido à atuação ilegal, ela será autuada pelo Mapa por produção e fraude de fertilizantes, produção de agrotóxicos sem registro e impedimento à fiscalização.

Operação foi realizada por equipe da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA/MT) (Foto: Divulgação)

 

Operação

A primeira ação foi feita na última terça-feira (3/3), mas os fiscais não tiveram acesso à empresa, que fica em uma área de difícil acesso e não tem identificação. No dia seguinte, de posse de um mandado expedido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis, os servidores conseguiram vistoriar a empresa.

A fiscalização foi realizada pela equipe do Serviço de Fiscalização e Sanidade Vegetal (Sisv), Divisão de Defesa Agropecuária (DDA) da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA/MT). A ação do Mapa teve apoio da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rondonópolis e da Juvam.

saiba mais

Com 335 mil toneladas, Brasil bate recorde na importação de agrotóxicos

Consulta pública avalia ampliação do uso de defensivos para minor crops

Ministra da Agricultura nega que nova portaria acelere liberação de agrotóxicos

 
Source: Rural

Leave a Reply