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A Agrosmart, fundada por Mariana, espera faturar R$ 300 milhões em 2024 (Foto: Divulgação)

 

Ficar sabendo que a mineira Mariana Vasconcelos foi uma criança “espoleta” não é exatamente uma surpresa. Aos 28 anos, a CEO da Agrosmart – agtech que desenvolve ferramentas para o monitoramento de lavouras – mantém o ritmo acelerado. Anda e fala rápido, e parece estar sempre atenta a tudo ao seu redor, mesmo enquanto dá explicações detalhadas sobre o trabalho da startup, fundada em 2014 por ela e dois amigos de infância. 

A menina agitada de Itajubá, que sonhava em trabalhar no FBI, brincava de ser bancária e jogava futebol, cresceu, foi emancipada aos 16 anos, para tocar a padaria da família, e ainda na universidade virou empreendedora.

Hoje, dirige uma startup com faturamento previsto de R$ 300 milhões em 2024, participa de encontros internacionais, como o Fórum de Davos, defendendo um modelo de agricultura mais sustentável, e se engaja em iniciativas por igualdade de gênero,  com participação em grupos de mulheres do agro e de empreendedoras.

Ela avalia que ainda há muito mais esposas em eventos do agro do que mulheres à frente dos negócios. “Mas se a esposa está tendo liberdade para ouvir, para falar sobre negócios, e levar informação para casa, já é um primeiro passo. Quando ela começa a aprender, começa a participar da decisão”, afirma.

Há muito mais esposas em eventos do agro do que mulheres à frente dos negócios

 

A Agrosmart não foi sua primeira empreitada. Na universidade, ela e um de seus sócios atuais, o designer Raphael Pizzi, montaram uma startup de hospedagem de dados na nuvem, que não teve sucesso. Depois veio a SmartApps, uma plataforma de internet das coisas. Os dois acabaram saindo da empresa e, com um terceiro sócio, o engenheiro eletrônico Thales Nicoleti, fundaram a Agrosmart. 

Inicialmente, o produto criado pela agtech, que tem sede em Campinas, era voltado a propriedades com lavouras irrigadas, mas, com o tempo,  empresas de insumos e de alimentos e bebidas também passaram a demandar os serviços da startup.

Desde que foi fundada, a empresa recebeu R$ 32 milhões em recursos em duas rodadas de investimento. A mais recente, no ano passado, levantou R$ 22 milhões.
Source: Rural

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