Skip to main content

(Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação)

 

 

 

 

O Ministério da Agricultura realizou nesta terça-feira (3/3) a Operação Semana Santa 2020, com objetivo de atestar a qualidade dos pescados comercializados para o consumidor e evitar eventuais fraudes.

Amostras foram recolhidas em atacados e supermercados do Distrito Federal e de 18 Estados, incluindo Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Rio Grande do Sul.

saiba mais

Produção de peixes de cultivo cresce 4,9% e ultrapassa 758 mil toneladas

Empresa cria aplicativo para controlar e monitorar peixes direto do celular

 

Ao todo, 96 fiscais federais agropecuários do ministério devem coletar 260 amostras de pescado no país, das espécies de maior preço e, por isso, mais suscetíveis a fraudes, como bacalhau, salmão, dourada e surubim. O resultado será divulgado em abril, antes da Semana Santa.

"Por meio da análise do DNA, é verificado se essas espécies não foram substituídas por outras de menor valor, caracterizando a fraude econômica da troca de espécies (quando o peixe embalado é diferente daquele informado no rótulo do produto)", informou a pasta, em nota. 

Em 2015, primeiro ano de realização da Operação Semana Santa, as amostras coletadas de produtos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e de produtos importados apresentaram 23% de não conformidade. No ano seguinte, o índice caiu para 15% e, em 2017, chegou a 3%. Em 2018, o total foi de 9,3% e, no ano passado, 6%.
Source: Rural

Leave a Reply