Skip to main content

Segundo a AgRural, em Mato Grosso a colheita caminha para a reta final, com 83% de sua área já colhida (Foto: Fellipe Abreu/Editora Globo)

 

O levantamento semanal feito pela consultoria AgRural constatou que até a última quinta-feira a colheita da soja atingiu 40% da área cultivada, com avanço de nove pontos percentuais em relação à semana anterior. O ritmo dos trabalhos está levemente acima da média dos últimos cinco anos, mas continua atrasado em relação 52% colhidos até o final de fevereiro do ano passado.

c. “Os demais estados produtores seguem trabalhando em ritmo forte, mas ainda estão atrasados devido ao plantio tardio no fim de 2019 e ao excesso de chuva registrado em pontos do país ao longo de fevereiro.”

Os analistas da AgRural observam que as chuvas atrapalham a colheita em algumas áreas, mas favorecem a produtividade das lavouras semeadas mais tarde, com destaque para o Matopiba, confluência dos polos agrícolas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

saiba mais

RS já colheu 50% da área de milho e 2% da plantada de soja

Soja: AgRural estima colheita em 31% da área até a semana passada

 

No Rio Grande do Sul, onde a lavoura de soja foi castigada pela estiagem, os produtores relatam que na semana passada as chuvas foram esparsas, mas suficientes para reverter as perdas de produtividade causadas pelo tempo quente e seco que predominou ao longo do mês.

Os analistas ressaltam que no Rio Grande do Sul também houve perdas em áreas plantadas mais cedo, que sofreram com a falta de chuva de dezembro. A previsão é de tempo predominantemente seco neste início de março.

Eles lembram que, desde o começo do ano, a AgRural fez dois cortes em sua estimativa de produção de soja para o Rio Grande do Sul, em janeiro e em fevereiro. Um terceiro corte será feito nesta primeira quinzena de março, quando também serão revisadas as estimativas para os outros estados. No começo de fevereiro, a despeito dos problemas no Rio Grande do Sul, a AgRural elevou sua estimativa de produção no Brasil para recordes 125,6 milhões de toneladas.
Source: Rural

Leave a Reply