Skip to main content

Captação recuou 3,7% na média nacional, aponta do Cepea (Foto: Getty Images)

 

O preço pago ao produtor de leite brasileiro registrou alta de 3,6% em fevereiro, segundo levantamento realizado pelo Cepea. O valor médio nacional ficou em R$ 1,4175 o litro, avanço mensal de R$ 0,05. A valorização, explicam os pesquisadores, reflete a menor disponibilidade de matéria-prima em janeiro, após episódios de estiagem no Sul do país e do aumento do abate de matrizes devido à valorização da carne bovina na virada do ano e dos maiores custos de produção.

Em janeiro, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) calculado pelo Cepea recuou 3,7% na média nacional, com quedas registradas em todos os Estados analisados pela instituição. “Também é importante destacar que, frente às dificuldades de anos anteriores, os investimentos de longo prazo para a produção leiteira foram comprometidos, o que têm limitado o potencial de crescimento da atividade no presente”, observa o Cepea, em nota.

Projeção de oferta menor

Ainda de acordo com os pesquisadores, as perspectivas para os próximos meses são de que a oferta de leite siga reduzida no Sul do país. “O estresse calórico, a menor disponibilidade de pastagens e os prejuízos no plantio do milho para silagem devem antecipar a entressafra leiteira na região”, explica o Cepea.

saiba mais

Leite/Cepea: preço real é o maior da série para o mês de janeiro

Com seca no Sul e abate de matrizes, preço do leite sobe no país

Alta da arroba do boi pressiona produção de leite no país

Com isso, espera-se que a captação de leite em fevereiro fique próxima da registrada em janeiro, dando sustentação às cotações em março e forçando o repasse dessa alta ao consumidor mesmo com a demanda enfraquecida. Na primeira quinzena de fevereiro, o preço do leite negociado entre as indústrias registrou alta, com aumento na média mensal de 4,1% em Goiás e de 1,7% em Minas Gerais.

No caso do leite UHT, a pesquisa diária do Cepea indicou alta acumulada de 4,9% em fevereiro. Para o queijo muçarela, o aumento foi de 1,7%, com valorização de 3,6% para o leite em pó no mesmo período.
Source: Rural

Leave a Reply