Skip to main content

Presidente da Argentina, Alberto Fernandez, é alvo de críticas de produtores rurais (Foto: Getty Images)

 

A Federação Agrária Argentina (FAA) engrossou, em nota, o coro dos críticos à decisão do governo de Alberto Fernandez, de suspender os registros de exportação de produtos agrícolas no país. Tomada nesta quarta-feira (26/2), a medida aumentou a expectativa de que o governo argentino aumente impostos sobre as vendas externas, o que contraria o setor agropecuário local.

No comunicado, a FAA destaca que a decisão foi anunciada antes da reunião marcada de representantes do governo com a chamada Mesa de Enlace, que reúne representações do agronegócio argentino. E avalia que a situação é preocupante, já que a entidade procurou por diversas vezes um diálogo e esperava que a reunião poderia levar a uma solução para a situação dos produtores.

“Acreditávamos que a tão esperada reunião seria para consensuar um caminho que permita aliviar a situação dos produtores. Ou, ao menos, que não se avançar com medidas sem que pudesse se sentar à mesa para discutir alternativas. Pelo contrário, nos surpreenderam com a suspensão dos registros de exportação, que tem sido a antessala de situações complicadas para os produtores”, diz a nota.

saiba mais

Vegetariano, “hippie” e defensor do meio ambiente: saiba quem é o novo ministro da Agricultura da Argentina

Brasil e Argentina fecham parceria em pesquisa agropecuária

 

Também na quarta-feira, a Confederação Rural Argentina (CAR) emitiu um comunicado em que acusa o governo de fazer “uma nova traição” ao suspender os registros de exportação. No comunicado, reitera a vontade de dialogar com o governo, mas exigem ser respeitados. “Não permitiremos nem enganos, nem dilatações. A pressão fiscal já é insustentável”, diz.

Representações dos produtores rurais acenam com a possibilidade de protestos. Na região Noroeste da Argentina, por exemplo, em uma assembleia realizada na província de Tucuman, foi decidida uma suspensão das vendas de produtos agrícolas entre os dias 2 e 9 de março.

“Reiteramos nosso pedido de realizar efetivamente uma redução do gasto político, para que, de uma vez por todas, o chamado de solidariedade envolva todos os segmentos que encontram condições de cooperar diante da delicada situação econômica que afeta o nosso país”, dizia a nota da Associação Civil dos Agricultores e Criadores de Gado do Norte (Apronor).
Source: Rural

Leave a Reply