Skip to main content

Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

 

 

A consultoria AgRural divulgou nesta quarta-feira sua estimativa semanal da colheita da safra de soja. Os relatos de campo indicam que 31% da área estava colhida até a última quinta-feira (21), com avanço de 10 pontos percentuais na semana.

Os ritmo dos trabalhos está abaixo dos 45% registrados na mesma época no ano passado e em linha com a média dos últimos cinco anos.

Segundo a AgRural, Mato Grosso segue na liderança da colheita, mas agora outros estados começam a ganhar mais ritmo, com destaque para Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, que tiveram bom avanço na semana passada, apesar das chuvas.

A consultoria chama a atenção para o Rio Grande do Sul. “Alertamos que parte significativa da safra de soja do estado está enchendo grãos sob tempo quente e seco e isso aprofundará as perdas de produtividade já indicadas pela AgRural em suas estimativas de safra de janeiro e fevereiro.”

O levantamento constatou que no resto do país as chuvas que aparecem nas previsões climáticas são favoráveis às lavouras e tendem a melhorar a produtividade em diversos estados, “ainda que possam atrapalhar a colheita em algumas áreas”.

No início de fevereiro, a AgRural estimou a produção de soja do Brasil na safra 2019/20 em recordes 125,6 milhões de toneladas. O número será revisado .novamente no início de março.
Source: Rural

Leave a Reply