Skip to main content

Busca por melhor qualidade de carcaã aproxima diversos elos da cadeia produtiva bovina (Foto: Divulgação)

 

A modernização acelerada do setor da carne bovina leva à aproximação cada vez mais intensa entra a indústria e o pecuarista. Sempre visando o consumidor exigente. Caso da Minerva Foods, uma das principais empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil. Em parceria com a Phibro Animal Health e a Biogénesis Bagó, ela lança a segunda edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC).

Repete a empreitada satisfeita com o êxito obtido quando realizou o programa no ano passado em suas unidades localizadas em Palmeiras de Goiás (GO) e Araguaína (TO). Foi a primeira vez então.

“Mais de 200 produtores participaram e cerca de 100 mil animais foram avaliados”, lembra Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods. “A integração foi total. Tanto é que agora a previsão é de 600 pecuaristas participarem e pelo menos 300 mil animais ser abatidos”, adianta Fabiano Rosa.

Além disso, prossegue, o PEC vai abranger agora também as unidades de Mirassol D`Oeste (MT) e José Bonifácio (SP), mais as duas que inauguraram as experiências.

Ele informou à Globo Rural os requisitos principais avaliados. Os animais são jovens, pesados e bem terminados, ou seja, possuem boa cobertura de gordura. Outro critério importante é o manejo bem executado a fim de evitar contusões, por exemplo.

Fabiano Tito Rosa, da Minerva Foods: "é importante mostrar ao pecuarista que ele tem que produzir carne, não boi (Foto: Divulgação)

 

Fabiano Rosa observa que o Programa de Avaliação de Carcaça é uma maneira de compartilhar o conhecimento técnico com os pecuaristas parceiros. Levar tecnologia às fazendas. “Importante mostrar que o pecuarista tem que produzir carne e não boi”, afirma.

O executivo reforça que a parceria é decisiva para dar resposta a um mercado cada vez mais exigente. “É necessário o aprimoramento da criação a cada dia e o pecuarista tem papel fundamental nesse processo cujo objetivo é a qualidade da carne.”

Marcelo Bulman, diretor presidente da Biogenésis Bagó Brasil, concorda. E complementa relacionando outros critérios também. “A sanidade e o bem-estar animal são pilares importantes na busca por um produto final bem acabado e padronizado.”

saiba mais

Genética e rebanho seleto: a estratégia dos criadores para produzir carne mais macia

Empresa vende 6 milhões de doses de sêmen em 2019

 

A Biogénesis Bagó é focada no desenvolvimento de soluções para a saúde e a sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia, explica Marcelo Bulman.

Já Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil afirma que o Programa de Eficiência de Carcaça permite a coleta de informações que mostram o atual desenvolvimento da pecuária. Ele destaca também a integração da cadeia produtiva que inclui pecuaristas, indústria da carne e de insumos. “O PEC visa produzir hoje o boi de amanhã.”

Fabiano Rosa dá ênfase também na questão ambiental. Diz que o nível de qualidade tem subido em conjunto com as exigências do bem-estar animal e à sustentabilidade. Ele lembra que o Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina da América do Sul e que os países importadores estão atentos à preservação do meio-ambiente.

Observa também que os pecuaristas declaram-se satisfeitos com a participação no PEC. A confirmação reside no fato de a participação deles dobrar em apenas dois anos, diz Fabiano Rosa.
Source: Rural

Leave a Reply