Skip to main content

Momento da assinatura do acordo Estados Unidos e China, em Janeiro. Governo americano vê avanços (Foto: Reprodução/Youtube)

 

O Departamento de Agricultura (USDA) e a Representação de Comércio (USTR) dos Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (25/2), medidas que consideram avanços na Fase 1 do acordo comercial com a China. Em comunicado, Sonny Perdue (Agricultura) e Robert Lighthizer (Comércio) destacaram os resultados positivos e a promessa de benefícios para a agricultura norte-americana.

De acordo com o comunicado, foi assinado um protocolo que permitirá a importação de batatas frescas americanas por parte dos chineses. Foi firmado também o compromisso de retirar a suspensão de importações da avicultura dos Estados Unidos, além da retirada de restrições de importação de ração.

saiba mais

Acordo entre EUA e China é assunto no 'Palavra do Campo'

China deve comprar de 50% a 60% da meta de grãos de acordo com EUA, diz Rabobank

 

USDA e USTR informaram também no comunicado atualizações das listas de plantas habilitadas a exportar para a China produtos como proteína animal, ração e fórmulas lácteas infantis. E das listas de produtos permitidos em segmentos como pescado e aditivos para ração.

“Além disso, a China começou a anunciar exclusões de tarifas de importação de produtos agrícolas dos Estados Unidos sujeitos a retaliações e também uma redução de tarifas sobre alguns produtos”, diz o comunicado do USDA.

Ainda na nota, o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, destacou que o acordo traz significativos benefícios para o setor. “Estamos perseguindo a realização desses benefícios e estamos animados pelos progressos feitos na última semana. Esperamos inteiramente a conformidade com todos os elementos do acordo”, afirmou.

“O presidente Trump assinou o acordo há pouco mais de um mês e já estamos vendo resultados positivos. Vamos assegurar que o acordo seja reforçado para benefício dos nosso trabalhadores, fazendeiros e negócios”, acrescenta Lighthizer, representante de Comércio.

Vídeo: o acordo Estados Unidos-China na visão de Marcos Jank

 

  
Source: Rural

Leave a Reply