Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

 

 

 

O Paraná estima que produzirá uma safra recorde de soja em 2020. A expectativa é de 20,4 milhões de toneladas, segundo relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

A produtividade obtida até agora é de 63,6 sacas por hectare. O melhor resultado da história do Estado foi na safra 2016/2017, quando foram colhidas 19,9 milhões de toneladas.

 

saiba mais

Colheita começa no Paraná com alerta para doenças na soja de quem plantou atrasado

Raio-X da safra: no Sul, janela estreita no Paraná e forte estiagem no RS

 

O levantamento de fevereiro mostra uma produção bem encaminhada. A soja paranaense tem 22% da área de 5,5 milhões de hectares colhida, índice um pouco menor do que a média das últimas três safras, que somavam colheita de 27%.

“Isso se explica pelo atraso no plantio e consequente atraso na colheita. No entanto, o clima tem contribuído para acelerar esse processo”, diz o economista do Deral, Marcelo Garrido.

Preços ajudam

Os produtores aproveitam o bom momento das cotações no Paraná, e cerca de 30% da produção estimada está comercializada, valor também acima da média das últimas três safras, quando foi de 20%.

Nas últimas duas semanas, os preços pagos ao produtor chegaram à média de R$ 77 pela saca de 60 kg. Em 2019, esse valor era 12% menor: R$ 69.

Milho em alta

Já a perspectiva de produção do milho cresceu de 3,2 milhões de toneladas para 3,3 milhões, o que leva a estimativa total da safra de primavera-verão no Paraná para 24,1 milhões de toneladas numa área de 6 milhões de hectares, produção 22% maior do que o volume colhido no ano passado.

(Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)

 

Na avaliação da safra 18/19, confirmou-se a área de milho safrinha em 6% maior. Entretanto, a perspectiva de produção agora é menor que o ano passado, por conta do atraso na semeadura. Assim, por enquanto, a expectativa é de redução na produtividade.

“De qualquer forma, elevamos em mais de 50 mil toneladas do que tínhamos divulgado na estimativa de janeiro deste ano, de tal forma que a safra de verão-outono também cresce no Paraná. Assim, contando com a safra de inverno, a expectativa de safra pode ficar acima de 37 milhões de toneladas”, diz o chefe do Deral, Salatiel Turra.

Mais recorde

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, caso a safra de inverno ultrapasse dois milhões de toneladas, a produção total de grãos no Paraná neste ano pode atingir 40 milhões de toneladas, valor próximo ao recorde histórico do Estado.

“Constatamos um avanço importante e melhora das expectativas de produção, o que é bom para os agricultores. E o câmbio firme favorece o conjunto da economia paranaense”, disse.
Source: Rural

Leave a Reply