Skip to main content

Rápida notificação de qualquer suspeita da doença evita maior contaminação (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A infecção de suínos por Senecavírus A (SVA) tem preocupado produtores da região do Triângulo Mineiro. De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, pelo menos 60 granjas foram interditadas somente neste ano em decorrência da infecção.

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) do Estado está intensificando a averiguação da incidência de doenças vesiculares, uma vez que SVA é semelhante com outras doenças, tais como a febre aftosa, a doença vesicular suína e o exantema vesicular de suínos.

saiba mais

Churrasco brasileiro entra para Guiness Book ao servir 23 mil porções em menor tempo

Abate de bovinos cai e o de suínos e frangos sobe no último trimestre

Pesquisadores nos EUA obtêm progresso em vacina contra peste suína

 

Produtores e veterinários de granjas suínas têm sido alertados para a importância da rápida notificação de qualquer suspeita da doença. “A notificação tardia prejudica o sistema de vigilância. Quando há suspeita o IMA é acionado e tem um prazo de 12 horas para ir até a propriedade”, informa, em nota, o coordenador estadual do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Natanael Lamas Dias.

O IMA ainda destaca que os animais diagnosticados a tempo podem transitar aos frigoríficos com uma observação na Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo liberados para abate.
Source: Rural

Leave a Reply