Skip to main content

(Foto: Wikimedia Commons)

 

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento de ação que questiona a isenção de impostos sobre os agrotóxicos. A análise estava prevista para esta quarta-feira (19). A Corte ainda vai definir uma nova data para avaliar o caso.

O fim da desoneração para o setor está sendo proposto pelo PSOL. A ação pede que estes produtos sejam retirados do Convênio 100/97 do Conselho Nacional de Política Fazendária, que reduz a base de cálculo do ICMS para insumos agropecuários e autoriza os Estados a isentarem o tributo a esses produtos.

saiba mais

Instituto de Defesa do Consumidor questiona isenção de impostos para agrotóxicos

Fim da isenção a agrotóxicos terá impacto de R$ 12 bi ao produtor, diz ministério

 

As regras atuais possibilitam redução de 60% no cálculo do ICMS na comercialização interna dos agroquímicos e isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se a medida for acolhida pelo STF, a carga tributária sobre esses produtos, hoje de 4,5%, passaria a 17%.

O Ministério da Agricultura estima que o fim da isenção de impostos sobre os agrotóxicos pode gerar impacto de R$ 12 bilhões por ano aos produtores rurais. O valor representa quase 5% do Valor Bruto da Produção Agrícola, segundo a pasta.
Source: Rural

Leave a Reply