Skip to main content

Zoneamento classifica o risco para a cultura conforme condições térmicas e hídricas essenciais (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Foram publicadas, nesta quarta-feira (12/2), no Diário Oficial da União, as portarias que definem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a mandioca. Em nota, o Ministério da Agricultura (Mapa) informou que todos os estados foram contemplados no novo estudo. A raiz é plantada em todo o país, com destaque para o Pará, paraná, São Paulo, Amazonas, Acre, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

“Os novos estudos classificam os riscos de produção conforme as condições térmicas e hídricas essenciais ao estabelecimento, enraizamento e ganho inicial de matéria seca nas raízes. Também foram considerados no modelo agroclimático as categorias de solo, conforme a capacidade de retenção de água associada a textura, e os materiais genéticos”, diz a nota do Ministério.

saiba mais

Embrapa desenvolve primeira cenoura para cultivo orgânico

Cerveja feita de mandioca vira fonte de renda para agricultores do Maranhão

 

Cultivar a lavoura de acordo com o zoneamento agrícola é condição para ao agricultor acessar operações de crédito rural, além do Programa de Garantia da Produção Agropecuária (Proagro) e do seguro rural. A pasta recomenda ao produtor, além de seguir o calendário de plantio, utilizar os materiais indicados para cada região, realizar o manejo adequado e aplicar práticas culturais sustentáveis.

De acordo com o IBGE, a produção deste ano deve totalizar 19,4 milhões de toneladas, em uma área de 1,28 milhão de hectares. Conforme a Embrapa Mandioca e Fruticultura o Brasil responde por cerca de 10% da produção mundial.
Source: Rural

Leave a Reply