Skip to main content

Regulamentado por Medida Provisória, programa de regularização fundiária tem que passar pelo Congresso (Foto: Marcelo Curia / Ed. Globo)

 

A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) informou, nesta segunda-feira (10/2), ter convidado a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para discutir a Medida Provisória 910/2019, que trata da regularização fundiária. O assunto está na pauta da reunião semanal do colegiado, em Brasília (DF), nesta terça-feira (11/2). O encontro deve contar também com a participação do relator da medida, senador Irajá Abreu (PSD-TO), e com o presidente da Comissão Especial que trata do assunto na Câmara, deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO).

O texto da MP trata da regularização fundiária de ocupações em terras da União, promovendo alterações em três leis legislações anteriores: a Lei nº 11.952, de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária das ocupações incidentes em terras situadas em áreas da União, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública, e a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, que dispõe sobre os registros públicos.

saiba mais

MP do Agro pode ser votada esta semana na Câmara

Bolsonaro anuncia PL que regulamenta exploração de terras indígenas

 

Apoiada pela Frente Parlamentar, que considera o tema uma antiga demanda, a medida foi editada pelo Poder Executivo no dia 10 de dezembro de 2019 e precisa ser votada no Congresso Nacional. Na época, o presidente da FPA, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), avaliou que ela traz segurança jurídica a produtores que precisam acessar crédito.

“A medida colabora com as prioridades da bancada e atende a um pedido antigo de milhares de famílias para acabar com o conflito no campo de assentamentos, acampamentos e posses regulares. Não permitiremos que essas família virem massa de manobra novamente. Estamos garantindo independência e cidadania para estas pessoas”, disse ele, segundo nota da FPA.

Audiência

Nesta segunda-feira (10/2), o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, participou de uma audiência pública sobre o assunto na Câmara de Vereadores de Marabá (PA). De acordo com o Ministério da Agricultura, Garcia disse que o evento serviu para ouvir o cidadão que precisa do título de posse, “para acabarmos com a questão das invasões”.

Ainda conforme o Ministério, o programa de regularização fundiária tem a intenção de legalizar 600 mil propriedades rurais que estão em terras públicas da União e em assentamentos da reforma agrária.
Source: Rural

Leave a Reply