Skip to main content

O produtor rural deficiente visual, Antônio Cardoso, diz que percebe o ponto de colheita ao tocar o alimento (Foto: Tiago Lotto)

 

Um agricultor de 79 anos de idade, que não enxerga nada, mas segundo ele, escuta muito bem, é o responsável por manter uma horta comunitária, na cidade de Birigui, interior de São Paulo (510 quilômetros de São Paulo). Antônio Cardoso cuida da plantação há 32 anos e ‘vê’ quando os alimentos estão no ponto de colheita apenas passando a mão sobre eles.

Antônio contou que perdeu a visão após 35 anos quando ainda trabalhava como pedreiro. Aposentado, passou a ter a atividade rural como um objetivo de vida. “Hoje, eu não enxergo nada, mas escuto muito bem”, disse ele. “Só de passar a mão em um alface, nas folhas, eu já sei se já estão bons para comer”, afirmou.

O agricultor trabalha diariamente na produção local de alimentos, na parte da manhã. Ele mora próximo da horta e vai até lá sozinho, guiado pelo instinto. “O médico disse que para voltar a enxergar eu preciso de um transplante de célula tronco espinhal, mas tá meio complicado”, contou.

Antônio cuida do local diariamente há 32 anos (Foto: Tiago Lotto)

Na horta comunitária da Vila Angélica – que é um espaço cedido pela prefeitura da cidade – ele cuida de pelo menos 10 canteiros há mais de três décadas e por lá, produz folhosas, legumes e ervas aromáticas. O suporte técnico, as sementes e a água são fornecidos pelo poder público. “Eu sou produtor rural que cuida dessas hortas e que adora ficar aqui, escutando os alimentos e o barulho dos canarinhos do reino”.

De acordo com a prefeitura municipal de Birigüi, existem atualmente 63 hortas comunitárias iguais às cuidadas por Antônio e até o final deste ano, serão 70 espaços. Tudo o que é produzido lá é distribuído para a comunidade local.

saiba mais

Indústria de máquina quer promover inclusão de deficientes no campo

Qual o melhor material para montar uma horta vertical?

 
Source: Rural

Leave a Reply