Skip to main content

 

 

Boa noite! Confira a seguir os destaques desta terça-feira (4/2). Dentre eles, estão a troca na chefia do setor de registro de agrotóxicos no Ministério da Agricultura, o consumo recorde de etanol, um panorama sobre a safra brasileira e a morte do locutor Asa Branca.

Mapa troca chefe do registro de agrotóxicos

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) dispensou o chefe da Coordenação de Agrotóxicos e Afins do órgão, Carlos Ramos Venâncio. No lugar dele, segundo publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (4/2), assumirá o agrônomo Bruno Cavalheiro Breitenbach, que era o coordenador substituto do setor.

A função é importante no processo de liberação do registro de agrotóxicos, uma vez que faz parte do tripé que também inclui a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Consumo de etanol bate recorde no Brasil

 

(Foto: Globo Rural)

 

A União da Agroindústria da Cana-de-açúcar (Unica) compilou dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que indicam um recorde histórico no consumo de etanol no Brasil em 2019.

Foram consumidos 32,8 bilhões de litros, volume 10,5% superior a 2018, ou 3,1 bilhões de litros. Houve recorde de consumo em 20 Estados. Entre eles, estão São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, que juntos respondem por 70% de todo o volume demandado.

Expodireto Cotrijal é lançada no RS

 

 

(Foto: Expodireto Cotrijal/Divulgação)

 

A 21ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada nesta quarta-feira (4/2), em Porto Alegre, com a presença de autoridades políticas e do setor no Rio Grande do Sul.

Com o slogan “A Gente Vive O Agro”, a feira acontecerá de 2 a 6 de março em Não-Me-Toque (RS) e deve contar com mais de 530 expositores. A expectativa é de receber 260 mil visitantes.

Chuva atrapalha colheita no Centro-Norte

As áreas de instabilidade juntas à frente fria devem manter o tempo fechado e instável em grande parte da região Centro-Norte do Brasil. Desde ontem, segunda-feira (3/2), já houve registros de pancadas em várias localidades.

“Há previsão de chuvas volumosas, e isso vai atrapalhar a colheita da soja e o plantio das lavouras de segunda safra, principalmente em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo”, alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Raio-X da safra

 

(Foto: Sergio Ranalli)

 

A Globo Rural começou a publicar hoje uma série de reportagens com um mapa da safra brasileira de soja. Na primeira delas, você confere como está a situação em cada Estado e também entende por que a soja brasileira deve chegar mais tarde ao mercado. O principal motivo é a instabilidade climática.

Nesta terça-feira (4/2), a consultoria INTL FCStone elevou sua estimativa de safra de soja para 124 milhões de toneladas, volume 1,9% acima das 121,7 milhões de toneladas previstas em janeiro e 8% superior às 115 milhões colhidas no ano passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Já no milho, a segunda estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola para a safra 2019/2020 prevê o plantio de 5,1 milhões de hectares em Mato Grosso. A área é 2,6% (127 mil hectares) superior à estimada pelo Imea em outubro de 2019 e 4,98% (242,1 mil hectares) acima dos 4,8 milhões de hectares semeados na safra passada.

Suspensa reintegração de área indígena

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu ordens de reintegração de posse de áreas das fazendas Nossa Senhora Aparecida e Água Branca, em Caarapó e Aral Moreira (MS), ocupadas por indígenas da Comunidade Guarani-Kaiowá.

Segundo o ministro, a retirada dos indígenas das terras, nesse momento, “contribuiria sobremaneira para o aumento da tensão e do conflito agrário”. Como efeito da decisão, os Guarani-Kaiowá não precisam desocupar as áreas até o esgotamento das possibilidades de recurso nas ações de reintegração de posse.

Morre o locutor Asa Branca

 

 

(Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

Asa branca, famoso locutor de rodeios, morreu nesta terça-feira (4/2), aos 57 anos, no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), em decorrência de um câncer na mandíbula que enfrentava desde 2017.

Waldemar Ruy Asa Branca dos Santos foi uma referência no mundo dos rodeios. Ele revolucionou a maneira de narrar as apresentações no final da década de 1980, ao incrementar a locução com um microfone sem fio, novidade para época. Dono de uma voz potente e singular, Asa Branca cravou seu nome na história dos rodeios.

Cidade pinta "capifaixas" no MS

 

(Foto: Prefeitura de Três Lagoas/Divulgação)

 

A Prefeitura de Três Lagoas (MS), município a 326 quilômetros de Campo Grande, colocou uma inédita faixa de sinalização para chamar a atenção dos motoristas para a a presença de capivaras. Chamada de “Capifaixa”, a sinalização é uma forma de incentivar os moradores a tomarem cuidado perto da Lagoa Maior, onde há muitos animais.

Ao todo, serão três "capifaixas" pintadas nos trechos de maior índice de atropelamentos. E, segundo o município, elas não devem ser utilizadas pelos pedestres. A prefeitura já havia instalado placas educativas em todo o entrono da lagoa alertando sobre a circulação das capivaras.
Source: Rural

Leave a Reply