Skip to main content

Produto é fabricado e vendido por empresa de Niterói, que tem acordo de cooperação com a Embrapa (Foto: Embrapa/Divulgação)

 

Já está à venda em supermercados do Rio de Janeiro um hambúrguer sem carne criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O “Novo Burguer” é feito com fibra de caju, proteína de soja, cebola, tomate, pimentão, corante natural e temperos, e tem características sensoriais assemelhadas ao hambúrguer de carne.

saiba mais

Hambúrguer vegetal não é saída para diminuir consumo de carne, diz professor da USP

Você já comeu hambúrguer vegetal?

O produto é fabricado e comercializado pela Sottile Alimentos, empresa de Niterói (RJ) que tem acordo de cooperação com a Embrapa. Ele foi criado com foco nos “flexitarianos” – aqueles que, apesar de gostarem de carne, querem balancear a dieta e reduzir o consumo.

Pesquisadora da Embrapa na unidade responsável por desenvolver agroindústria de alimentos, que fica no Rio de Janeiro, a engenheira de alimentos Janice Ribeiro Lima começou a criar alternativas para carne em pesquisas iniciadas em 2007, quando ainda trabalhava no Ceará.

Reaproveitamento

O trabalho avançou, tanto que as equipes de pesquisadores já desenvolveram outros produtos, como o hambúrguer de fibra de caju e de feijão de corda para vegetarianos e, também, substitutos para rechear coxinha de galinha e bolinho de siri.

A pesquisadora explica que o objetivo do seu trabalho “não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção”. Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal, especialmente no caso do Novo Burguer, que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.
Source: Rural

Leave a Reply