Skip to main content

Carlos Monteiro, doutor em Saúde Pública e membro do Comitê de Especialistas da OMS (Foto: Leandro Martins)

 

Doutor em Saúde Pública e membro do Comitê de Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre Dieta e Saúde, Carlos Monteiro defendeu em palestra no evento "Fruto: Diálogos do Alimento", em São Paulo (SP), que os alimentos ultraprocessados não são a melhor e mais saudável alternativa para reduzir o consumo de carne.

Na visão de Monteiro, que é professor da Universidade de São Paulo (USP), os hambúrgueres vegetais são ultraprocessados que não têm a matriz alimentar. “Uma coisa é você comer o feijão, outra coisa é você comer a proteína do feijão. O bife ultraprocessado não é uma solução, pelo menos do ponto de visto da saúde. Os ultraprocessados são alimentos inventados. É a possibilidade de inventar infinitos produtos diferentes combinando macronutrientes, gordura, carboidrato, amido, entre outros”, explica.

saiba mais

Seminário “Fruto: Diálogos do Alimento” tem entrada gratuita neste domingo (26)

Empresa capta quase R$ 700 milhões de investidores para produzir carne de laboratório

 

O bife ultraprocessado não é uma solução, pelo menos do ponto de visto da saúde

Carlos Monteiro, doutor em Saúde Pública

Ele reconhece que o novo alimento é um forte argumento para diminuir o consumo de carne e que tal movimento é necessário por questões ambientais. Porém, no quesito nutricional, Monteiro sugere outra saída.

“A ideia de comer menos carne é totalmente válida, não dá pra não pensar nisso, por essa questão de aquecimento global. Em algumas sociedades, a carne virou o prato principal e  isso é insustentável. A solução é voltar como era antes, consumir menos carne, substituir o excesso por fruta, legume, hortaliça, leguminosa”, aponta.

Felipe Ribenboim (esq.) e Alex Atala (dir.), criadores do evento "Fruto: Diálogos do Alimento" (Foto: Ricardo Dangelo)

 

O chef de cozinha e organizador do evento ‘Fruto’, Alex Atala, também acredita que o brasileiro pode diversificar as fontes de alimento. “Quero acreditar que as pessoas estão ligadas ao alimento original, porque somos o país da biodiversidade. Quando a gente prova a biodiversidade, isso tem valor. Um exemplo é o vinho. Há 15 anos, nós bebíamos poucos vinhos, de poucos lugares. Hoje, bebemos vinhos do mundo inteiro, de diferentes microclimas, diferentes variedades de uva”, exemplifica.

Também criador do evento, o produtor cultural Felipe Ribenboim defende uma alimentação balanceada. “Eu, particularmente, entendo que você tem que ter um equilíbrio de tudo. Para mim, hambúrguer que não é de carne é puro marketing. Mas esse [o evento] é um espaço de debate para pensarmos o alimento e convidarmos as pessoas a pensarem essa relação também”, afirma.

saiba mais

Pesquisadores propõem que produtor rural repense uso de agrotóxicos

Parceria garante exportação de 12 toneladas de cacaus finos de uma só vez na Bahia

Empresa gaúcha lança calçados veganos com “couro” de abacaxi

 
Source: Rural

Leave a Reply