Skip to main content

Amostras são avaliadas em laboratório e permitem análise detalhada do fluxo de líquidos (Foto: IBM/Divulgação)

 

Com a intenção de reduzir o desperdício de água e o impacto ambiental, o laboratório de pesquisa da IBM Brasil criou uma tecnologia que permite fazer uma "tomografia" do solo e, a partir dela, analisar o fluxo de líquidos. Segundo os pesquisadores, isso permite otimizar a retenção de água no terreno e melhorar a produtividade.

Na prática, o IBM FlowDiscovery é um software baseado em nuvem e com inteligência artificial que simula o processo de recuperação de fluidos. Para isso, ele usa dados microscópicos de imagem e cria uma representação digital em 3D da rede de capilaridade, o que possibilita simular o curso do líquido retido e criar cenários de recuperação.

saiba mais

Aplicativo ajuda produtor a gerenciar uso da água na lavoura

Puxado pela agropecuária, consumo de água deve crescer 24% em 11 anos

 

Gerente de tecnologia industrial e ciência da IBM Research Brasil, Mathias Steiner explica que a tecnologia pode ser aplicada na agricultura de precisão e ajudar com dados que hoje o agricultor não dispõe. "Com base em uma amostra de campo, poderemos analisar a estrutura microscópica do solo e investigar suas propriedades de retenção de água e transporte de nutrientes", afirma.

O benefício para o agricultor seria um uso otimizado de água e fertilizante e melhora na produtividade para determinadas condições de campo

Mathias Steiner, gerente de tecnologia industrial e ciência da IBM Research Brasil

Ele observa que compreender a qualidade do solo é essencial para otimizar o rendimento das culturas. “A tecnologia pode ser usada para estudar como os materiais e produtos químicos usados no campo afetarão a capacidade de retenção de água do solo e sugerir materiais alternativos para melhorar o fluxo de nutrientes”, pondera.

O IBM FlowDiscovery já está sendo testado em projetos-piloto. Segundo Steiner, os primeiros resultados concretos em amostras de solo devem sair em “um futuro próximo”. Além da agricultura, o sistema também pode ser utilizado pela indústria para otimizar tanto o uso de água quanto o de compostos químicos.
Source: Rural

Leave a Reply