Skip to main content

Tecido é chamado de Piñatex e usa 480 folhas da fruta (Foto: Pan Alves/Divulgação)

 

Uma empresa do Rio Grande do Sul lançou uma linha de calçados veganos e biodegradáveis que usam tecido feito a partir do abacaxi. A criação é da designer espanhola Carmen Hijosa, e a Insecta Shoes garante que o material é tão resistente quanto o couro de animais.

Para fazer um metro quadrado do “couro” de abacaxi, chamado de Piñatex, são usadas 480 folhas da fruta, retirados de cerca de 20 abacaxis. “O Piñatex é flexível, absorve bem as estampas e cores, e pode facilmente ser costurado”, diz Barbara Mattivy, fundadora da empresa.

Calçados são vendidos a partir de R$ 239 (Foto: Pan Alves/Divulgação)

 

Além de evitar a crueldade animal para a produção do couro, o tecido de abacaxi usa uma quantidade menor de água e produtos químicos na produção, não necessita de fertilizantes extras e surge de uma matéria que seria descartada.

A Insecta Shoes também produz sapatos reutilizando roupas vintages e produzindo tecido ecológico feito com a reciclagem de garrafas PET. Todos os calçados são produzidos no Rio Grande do Sul. Há dois modelos feitos com Piñatex, vendidos por R$ 239 e 319 via internet ou em lojas físicas da marca em São Paulo e Porto Alegre.

saiba mais

Como plantar abacaxi

Aprenda a fazer hambúrguer com carne suína e abacaxi

 
Source: Rural

Leave a Reply