Skip to main content

Mudança abre oportunidade para cultivo que atenda à demanda por sementes (Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

Nesta segunda-feira (20/01), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a aprovação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura de soja em Alagoas. Isso significa que produtores poderão identificar a melhor época de plantio da cultura, minimizando os riscos relacionados às intempéries climáticas.

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Tabuleiros Costeiros, Antonio Dias Santiago, explicou à Globo Rural que o Alagoas tem por cultura majoritária a cana-de-açúcar, que nos últimos seis anos vem sofrendo com séria estiagem, o que tem prejudicado a produtividade. “Há a estimativa de termos, mais ou menos, 100 mil hectares que estavam com produtividade baixa ou sem cana nenhuma”, explica Santiago.

saiba mais

AgRural: colheita de soja alcança 1,8% da área no Brasil

Preços da soja devem subir mais nas próximas semanas, prevê Fitch Solutions

 

A partir do ZARC, ele acredita que a área passará a ser cultivada com grãos, principalmente soja e milho. “A soja é uma cultura relativamente nova no Estado, e o ZARC vai ajudar o produtor a entender melhor a forma e janela de plantio adequados", destaca.

O pesquisador da Embrapa também ressaltou que a decisão do Ministério da Agricultura também beneficia o governo estadual, “porque a questão do seguro e crédito agrícolas é muito baseada no zoneamento”. Por isso, segundo ele, existe uma comissão entre a Embrapa e a Secretaria de Agricultura do Alagoas para incentivar novas cadeias produtivas no Estado.

Semente como oportunidade

 

Santiago explica que o cultivo de cana-de-açúcar é muito comum em Alagoas e observa que o plantio de soja ainda é tímido. “Mas o produtor já sinaliza interesse em trocar de atividade e se tornar sojicultor”, garante o pesquisador da Embrapa.

Porém, ao contrário de Estados que têm a soja como vocação para exportação, Santiago acredita que o Alagoas pode explorar o nicho de produção de sementes. “A soja que é colhida de outros centros, em março e abril, vai ser plantada como semente em outubro e novembro. A janela de plantio do SEALBA [Sergipe, Alagoas e Bahia] é de abril a, no máximo, junho. Então, vamos plantar em maio e, em setembro, estamos com essa soja colhida para sementes”, analisa.

Segundo ele, grandes produtores da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul têm procurado arrendar terras no Alagoas para cultivar soja. “Creio que isso vai transformar o Estado em um centro de produção de sementes”, ressalta Santiago.
Source: Rural

Leave a Reply