Skip to main content

Vídeo divulgado por emissora da Turquia mostra urso "testando" qualidade do mel (Foto: Reprodução/Youtube)

 

Sofrendo com os constantes "roubos" de mel de seu apário por ursos, causando perdas de mair de US$ 10 mil em produtos, o apicultor turco Ibrahim Sedef, um engenheiro de Trabzon, ao norte da capital, Ankara, resolveu colocar os animais para selecionar sua produção. Instalou equipamentos de gravação de vídeo para rastrear os ursos e saber suas preferências. E preparou quatro tigelas, três com mel de flor, castanha e Anzer e um outro com geleia de cereja.

A filmagem, divulgada por uma emissora de TV local, revelou o paladar refinado: o Anzer, que é considerado o mel mais caro do mundo, foi o preferido os ursos. Este mel é produzido a partir do néctar de 90 flores que crescem apenas nas montanhas do planalto de Anzer.

saiba mais

Rizicultor usa rádio para reunir patos que controlam ervas daninhas

 

Além do sabor apreciado pelos ursos, acredita-se que o mel de Anzer tem qualidades curativas de diversos males, como a dor de estomago, queda de cabelo e tratamento de feridas. O mel pode ser vendido por aproximadamente US$ 300 o quilo.

Para o apicultor, a descoberta do controle de qualidade feita pelos ursos compensou todas as perdas anteriores. “Apesar de tudo, quando eu vejo as filmagens, eu esqueço todo o mal que causaram a mim e os amo”, diz.

*com agências internacionais
Source: Rural

Leave a Reply