Skip to main content

Expectativas para 2020 são de importações globais recordes de carne suína (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

 

O surgimento de um foco de peste suína africana na Alemanha é uma questão de tempo, segundo avaliação feita pelos analistas do Rabobank durante webinário com investidores realizado na manhã desta sexta-feira (17).

De acordo com o banco, o risco no país é muito alto devido as suas fronteiras junto aos países do leste europeu, onde a doença tem se alastrado desde o ano passado. “É difícil dizer exatamente quando ou onde, mas a peste suína africana pode ocorrer a qualquer momento na Alemanha”, explicou Matz Beuchel, analista do banco.

Durante a teleconferência, os analistas do Rabobank destacaram ainda que, apesar dos avanços no combate à doença observados na China, o vírus da peste suína africana ainda tem avançado em alguns países asiáticos.

Com isso, as expectativas para 2020 são de importações globais recordes de carne suína, puxadas pela China, onde esse crescimento deve ser de ser de 1 milhão de toneladas. No Vietnã, os analistas destacaram o crescimento de mais de 80% nas importações em 2019, com potencial de mais crescimento este ano.

Entre os países mais bem posicionados para atender essa demanda, o banco holandês cita EUA e Brasil. No caso brasileiro, as previsões são de um crescimento de 4% na produção de carne suína e avanço de 15% nas exportações. Com as expectativas de recuperação da economia este ano, também há otimismo em relação ao consumo doméstico no Brasil.

“É o momento perfeito para o suinocultor brasileiro porque há uma demanda interna e externa crescente, com aumento de margens. Contudo, é preciso estar atento ao aumento dos custos”, observou Wagner Yanaguizawa, analista de proteína animal do Rabobank em São Paulo.
Source: Rural

Leave a Reply