Skip to main content

"É importante a gente ter claro que este é um processo que leva, em média, cerca de três anos", disse Onyx (Foto: Wikipedia/Reprodução)

 

O governo irá criar uma secretaria dentro do Ministério da Casa Civil para tratar da entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), anunciou nesta quinta-feira, 16, o ministro Onyx Lorenzoni. Segundo a Casa Civil, a nova pasta se chamará Secretaria Especial para a Acessão à OCDE.

O ministro Onyx disse que Marcelo Gomes, técnico com origem no Tribunal de Contas da União (TCU), comandará a nova secretaria. Onyx reuniu-se nesta quinta, 16, com o Encarregado de Negócios Interino da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, William Popp. Onyx disse que o Brasil já aderiu a 81 dos 254 instrumentos legais para o acesso à OCDE.

saiba mais

Desmatamento na Amazônia Legal cresceu 183% em dezembro

Estudante critica ministra Tereza Cristina durante evento na Esalq

 

Outros dois não se aplicariam ao Brasil. "É importante a gente ter claro que este é um processo que leva, em média, cerca de três anos", disse Onyx ao deixar a reunião na Embaixada dos EUA. Segundo o ministro, a função da nova secretaria será melhorar a relação com organismos internacionais e países membros da OCDE. "Buscar cada um dos passos de acreditação, para que o Brasil, no mais curto espaço de tempo, possa ser membro deste time, que é o time que vence no mundo".

O presidente Jair Bolsonaro disse na quarta-feira, 15, que a intenção dos Estados Unidos de priorizar a entrada do Brasil na OCDE "é uma notícia bem-vinda". "A gente vinha trabalhando há meses, de forma reservada", afirmou. "São mais de 100 requisitos, estamos bastante adiantados, na frente da Argentina", disse Bolsonaro.
Source: Rural

Leave a Reply