Skip to main content

Plantas representam 80% dos alimentos ingeridos pela humanidade, segundo a FAO (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) declarou 2020 como o Ano Internacional das Nações Unidas para a Saúde Vegetal (AISV), com o objetivo de aumentar a conscientização mundial sobre como proteger a sanidade das plantas, ajudando a erradicar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento econômico.

As plantas representam cerca de 80% dos alimentos que ingerimos e produzem quase todo o oxigênio do ar. No entanto, a ameaça de pragas e doenças que afetam a sanidade dos vegetais é crescente. A cada ano, até 40% das culturas alimentares em todo mundo são perdidas devido à essa ameaça, causando perdas econômicas e prejudicando gravemente a produção agrícola, especialmente em regiões mais pobres.

saiba mais

Agricultura libera o registro de mais 36 defensivos agrícolas genéricos

Fazenda digital: a administração hi-tech da fazenda Santa Rosa

 

“As plantas são a base fundamental da vida na Terra e são o pilar mais importante da nutrição humana. Mas ter plantas saudáveis não é algo que podemos dar como certo”, afirmou o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu.

As mudanças climáticas e atividades humanas que alteram os ecossistemas e reduzem a biodiversidade criam condições propícias para a proliferação de pragas e doenças. Além disso, o transporte e o comércio internacional de produtos agrícolas de origem vegetal que triplicaram na última década ajudam a espalhar rapidamente os problemas fitossanitários.
Source: Rural

Leave a Reply