Skip to main content

Casa de vegetação, da Embrapa, para criação de banco de sementes (Foto: Divulgação/Embrapa)

 

Sementes brasileiras de arroz, milho, cebola, pepino, melancia, entre outras culturas, serão enviadas nesta sexta-feira (10/01) ao maior banco genético do mundo, localizado na Noruega. Ao todo, 3.438 materiais genéticos, que fazem parte do acervo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), devem chegar o banco nórdico de Svalbard, na cidade de Longyearbyen.

Serão enviadas pelos Correios 3.037 amostras de sementes de arroz, 87 de milho, 119 de cebola, 132 de pimentas Capsicum e de 63 Cucurbitáceas (abóboras, morangas, melão, pepino, maxixe, quino e melancia). A fim de manter a conservação de todo esse material, os exemplares serão mantidos no banco nórdico a uma temperatura de 18 graus negativos.

O banco de germoplasma da Embrapa é considerado o quinto maior do mundo e agora as sementes brasileiras ficarão guardadas no mais seguro do planeta, já que Svalbard está situado no interior de uma montanha e foi planejado para resistir a catástrofes climáticas e explosões nucleares.

saiba mais

Política de recursos genéticos entra em consulta pública

Embrapa e Tereos firmam parceria para nova cultivar de mandioca

 

De acordo com Celso Moretti, presidente da Embrapa, tamanha segurança para proteger as sementes nacionais dá visibilidade ao Brasil no cenário internacional. A iniciativa é decorrente do acordo assinado entre a Embrapa e o Real Ministério de Agricultura e Alimentação da Noruega, em 2008.

As sementes estão previstas para serem depositadas no Banco Mundial de Sementes de Svalbard  no dia 25 de fevereiro, em cerimônia com a presença da Supervisora de Curadorias de Germoplasma Vegetal da Embrapa, Rosa Lía Barbieri, e Primeira Ministra da Noruega, Erna Solberg, além de outros delegados  de vários países.

saiba mais

Consulta pública avalia ampliação do uso de defensivos para minor crops

Consórcio arremata por R$ 1,1 bi concessão de mais de mil km de rodovias em SP

 
Source: Rural

Leave a Reply