Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

O Ministério da Agricultura abriu consulta pública para permitir ou ampliar o uso de defensivos em culturas de suporte fitossanitário insuficientes, que não contam com produtos agroquímicos registrados para o seu manejo (minor crops). Segundo publicação feita no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 8 de janeiro, o governo receberá críticas e sugestões durante os próximos 60 dias.

O texto prevê a revisão do uso de treze princípios ativos, o que inclui a ampliação das culturas para as quais a aplicação desses defensivos é autorizada, da finalidade do uso desses insumos e a revisão do limite máximo de resíduo permitido no momento da colheita. A consulta pública também quer avaliar o fim do uso da metidationa como inseticida e acaricida na citricultura.

Controle biológico

Entre as substâncias submetidas à consulta, também está o Sophora Flavescens, bioquímico usado no controle do ácaro branco, ácaro vermelho, ácaro da leprose e ácaro da falsa ferrugem nas culturas de soja, café, algodão e cítricos. A proposta do Ministério da Agricultura prevê a inclusão das culturas da abóbora, abobrinha, ameixa, berinjela, chuchu, jiló, maçã, marmelo, nectarina, nêspera, pêra, pêssego, pimenta, pimentão, quiabo e tomate entre as autorizadas a aplicar o produto.
Source: Rural

Leave a Reply